Em Brasília, o prefeito Mário Alexandre cumpre agenda de trabalho para apresentar propostas e captar recursos voltados ao desenvolvimento econômico de Ilhéus. Acompanhado do vice-prefeito Bebeto Galvão e de secretários, o gestor visitou na quarta-feira (12) o gabinete do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na ocasião, a comitiva dialogou sobre investimentos para o setor, impulsionados pelo projeto “Ilhéus Rumo aos 500 Anos”. Também esteve presente no encontro o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito.
“Eu quero agradecer em nome do povo de Ilhéus, a gentileza e preocupação do ministro com a Bahia. A aprovação desse projeto mostra a importância do trabalho que o Município vem desenvolvendo, com a parceria do governador Rui Costa e agora com o apoio do Ministério do Turismo para fortalecer o setor turístico da nossa cidade e de toda a região”, frisou o prefeito.
Visita à Brasília
A melhoria estrutural do aeroporto Jorge Amado e ampliação da oferta de voos também foram assuntos pautados no encontro. Nas próximas visitas à capital federal, o gestor pretende marcar audiência com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para discutir a expansão das operações e da malha aérea de Ilhéus. Mário Alexandre destacou que embora o turismo seja um vetor econômico, o município ainda carece de infraestrutura compatível com o potencial apresentado.
O titular do Ministério do Turismo (MTur), por sua vez, assegurou que o staff do Governo Federal está à disposição para contribuir com ações em prol do desenvolvimento regional.
“Falar de turismo em Ilhéus é ‘chover no molhado’. Todo mundo sabe a importância histórica da cidade. Ilhéus pode contar com o Ministério do Turismo, porque sabemos da relevância que a atividade possui em toda a região do cacau, das fábricas de chocolate e das praias maravilhosas. Então, o que não faltam são atrativos, são mais de oito mil leitos na rede hoteleira. Tem muita coisa boa nesse projeto e vamos valorizar e resgatar esse patrimônio histórico-cultural”.
Visita à Brasília
O diálogo propositivo com o MTur visa inserir Ilhéus na rota de novos investimentos, com a criação de oportunidades e geração de emprego e renda. Para Bebeto Galvão, a construção de uma política de turismo regionalizada é a base para solidificar o trabalho proposto pelo Executivo ilheense. Na oportunidade, o gestor municipal convidou o ministro Gilson Machado para realizar uma visita à cidade, bem como o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes.
Rumo aos 500 Anos – O projeto apresenta artefatos que constituem a história do município, partindo da fundação de capitania hereditária, datada de 1534. A iniciativa é parte crucial para a estruturação do futuro Museu da Capitania, ambiente que terá como missão salvaguardar o acervo que testemunha os 500 anos da formação cultural, social e econômica de uma das cidades mais importantes dentro da história do Brasil.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.