A Semana Mundial do Brincar (SMB), da Aliança pela Infância, traz o tema “Casinhas das Infâncias” para evidenciar o brincar de casinhas, eixo das abordagens pedagógicas entre os dias 22 a 29 de maio. A secretaria municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus participará do evento com as equipes da educação infantil e anos iniciais, sob as coordenações pedagógicas de Valquíria Góes e Viviane Castro. A proposta desta edição é o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração.
De acordo com a titular da Seduc, Eliane Oliveira, trata-se de uma campanha para sensibilizar as pessoas do quanto o brincar é importante para a criança, que tem o direito a ter uma infância e de brincar, mesmo na pandemia, o que deve ser respeitado por todos.
O Desafio das Famílias vai envolver os pais e familiares em diversas atividades a serem realizadas em casa. O que se busca é despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção.
Com contribuição à iniciativa, a Seduc vai realizar uma live no YouTube para tratar sobre a importância do cuidado e da convivência, na próxima quarta-feira, 26, às 16h.
No dia Mundial do Brincar, 28 de maio, a exposição “Casinhas na Escola” será a atividade especial com a exibição dos objetos construídos pelas crianças e trazidos às escolas, com a construção coletiva de um memorial.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.