A Professora Dra. Fernanda Pinheiro Coimbra Barros, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (DCIE/Uesc), coordenou a elaboração e a escrita de duas coleções – Estações Língua Portuguesa (volume único) e Estações Linguagens (seis volumes) – aprovadas no PNLD 2021, para o Ensino Médio. “A expectativa é de que as coleções Estações estejam em muitas escolas em 2022”, diz Fernanda.

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem o objetivo de selecionar produções didáticas, pedagógicas e literárias, além de materiais de auxílio à prática educativa, e distribuí-los de forma regular e gratuita para toda rede pública de educação básica das redes federal, estadual, municipal e distrital, além de redes comunitárias e filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas ao Poder Público. Essas obras são eleitas pelas escolas após passarem por avaliações pedagógicas criteriosas realizadas por comissões técnicas especializadas coordenadas pelo MEC.

O grupo de trabalho que elaborou o projeto pedagógico das duas coleções é formado por 21 autores, dos quais doze ou são professores (além da professora Fernanda Barros, as professoras Ludmila Coimbra, Inara Rodrigues e Paulo dos Santos, os três do Departamento de Letras e Artes, DLA)  alunos ou ex-alunos da graduação e da pós-graduação da Uesc (Lyvia Barros, Camila Sequetto, Luíza Chaves, Renata Gomes, Elisabete Silva, Luan Guanaes, Renato Peruzzo e Amanda Gomes). “A aprovação é um feito importante, pois, na atual edição do PNLD, foram aprovadas apenas cinco coleções de Português e nove de Linguagens. Ela mostra que nós, na UESC, estamos antenados com as mudanças de paradigma no ensino de Português e de Linguagens.” avalia a professora Fernanda.

Segundo parecer do MEC, divulgado no dia 09 de abril, as coleções Estações Língua Portuguesa e Estações Linguagens asseguram a efetiva aquisição das competências gerais, competências específicas e habilidades relacionadas à Língua Portuguesa e à área de Linguagens e suas Tecnologias, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, o parecer destaca que as obras asseguram o desenvolvimento da análise crítica, criativa e propositiva de temas afeitos aos princípios éticos necessários à construção da cidadania.

“A metodologia proposta nas coleções apresenta uma base interdisciplinar que articula conhecimentos de Português, Educação Física e Arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), o que amplia consideravelmente as chances de nós, professores, reinventarmos as nossas aulas, tornando-as ainda mais significativas e atraentes para os jovens estudantes do Ensino Médio”, sinaliza a professora Fernanda. 

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *