![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2021/03/grafico-covid-588x313.jpg)
Cerca de 62% dos casos confirmados de Covid-19 na Bahia são de pacientes com idades entre 20 e 49 anos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Apesar de serem mais resistentes ao vírus, o número de jovens internados em estado grave por causa da doença tem aumentado.
Já em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 25% dos casos de Covid-19 confirmados são de pacientes entre 30 e 39 anos. Entre os idosos, apenas 13% dos casos são de pessoas entre 60 e 79 anos.
De acordo com o médico infectologista Robson Reis, os jovens são os que mais tendem a não seguir as recomendações das instituições de saúde.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Os jovens, desde o início da pandemia, muitos ignoraram, mas ainda nesse período. Muitos ignoraram as orientações de como evitar a doença, acreditando que se contrair a doença teriam casos mais leves. É mais provável que isso aconteça? Sim, mas essas pessoas também podem apresentar formas graves serem internadas e vim a óbito”, explica.
Para o infectologista, as festas e aglomerações de final de ano e carnaval contribuíram para o aumento de casos de Covid-19 entre os jovens.
“Vimos que muitos jovens ignoraram a recomendação de manter o distanciamento físico usar máscaras, e participado de eventos com grandes números de pessoas, bebendo, comendo, interagindo, aumentando dessa forma o risco de contaminação. Recentemente o carnaval, embora oficialmente não tivéssemos, muitas pessoas ignoraram e realizaram eventos”, conta.
‘Andei próximo da morte’
Mesmo sendo jovem e sem comorbidade, Paulo de Almeida, de 28 anos, precisou ser internado em uma na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele atuava na linha de frente de combate à doença no interior da Bahia e teve diagnóstico positivo para a Covid-19 há dois meses.
“Tive uma das formas mais graves da doença. Fiquei com os meus pulmões mais de 90% lesionados, meu coração dobrou de tamanho, tive que ficar internado por volta de 18 dias, sendo 16 deles na UTI e sete dias entubado. Eu andei próximo da morte. Graças a Deus, a equipe médica, todos os envolvidos, estou aqui”, relata.
Apesar de ter recebido alta, Paulo precisa continuar o tratamento em casa e ainda tem dificuldades para voltar a trabalhar.
“Tenho encontrado algumas dificuldades ao meu retorno à linha de frente, não apenas após dois meses e meio de recuperação, de fisioterapia motora e respiratória, mas também o psicológico”, conta Paulo.
O médico também fez um alerta para que as pessoas evitem aglomerações e busquem sempre o cuidado para evitar a infecção.
“Quero alertar que a gente venha se cuidar, evitar aglomeração, usando sempre álcool em gel, máscara higienizando as mãos sempre que possível. Essa doença é grave, essa doença existe, e ela não escolhe cor, não escolhe sexo, não escolhe idade, gênero e nem classe social. Ela acometeu um jovem, como eu, sem comorbidades”, conclui Paulo.
Além de Paulo, a contadora Joyce Chagas, de 35 anos, que mora em Salvador, conta que não precisou ser entubada, mas passou cinco dias internada no Hospital Sagrada Família por complicações da doença.
“Por eu ser jovem, eu achei que se o vírus me pegar, não devo sentir nada, como a maioria das pessoas da minha idade pensam. Graças a Deus eu não precisei ficar entubada ou precisei ir para o oxigênio”, conta Joyce.
De acordo com a Sesab, até às 15h da quinta-feira (11), 418 solicitações de internação em leitos de UTI adulto constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Além disso, havia também 237 pedidos de regulação para leitos clínicos adultos.
Informações do G1/BA
![](https://www.ilheus.net/wp-content/uploads/2023/12/IMG_20231217_102428-scaled.jpg)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.