Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Ilhéus dialoga de forma frequente com diversos segmentos, a fim de buscar soluções convergentes entre o cenário epidemiológico do município e a atuação de setores da sociedade, em atendimento às decisões e orientações para conter o avanço da Covid-19.
Nesta semana, a coordenação do Gabinete de Crise, a pedido do prefeito Mário Alexandre, promoveu reuniões com representantes de hotéis, cabanas e entidades religiosas para esclarecer as medidas referentes à restrição de circulação e ao funcionamento de serviços e atividades, publicadas nos decretos do Governo da Bahia.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com Régis Aragão, subprocurador geral e coordenador do Gabinete de Crise, o prefeito está atento às necessidades de cada setor e as decisões levam em consideração as medidas preconizadas nos âmbitos municipal e estadual. Ele reforça que o gestor prioriza acima de tudo a preservação da vida e busca consonância para conduzir as atividades.
“As reuniões têm por objetivo conscientizar todos os segmentos sobre a importância do cumprimento das regras de restrições para garantir maior efetividade e segurança à população e contribuir com a desaceleração na transmissão do vírus em nossa cidade”, reiterou Aragão. Além das restrições, a população, sem exceção, deve seguir todos os protocolos de segurança sanitária, com uso de máscara de proteção, álcool em gel e medidas de distanciamento social para evitar a disseminação da doença.
Reunião com segmentos
Para reduzir os casos ativos de Covid-19, a Prefeitura segue o decreto do Governo do Estado, com aplicação do toque de recolher, das 20h às 5h, até o dia 28 de fevereiro. Além disso, conforme o decreto, os estabelecimentos comerciais e de serviços devem encerrar as atividades com até 30 minutos de antecedência. Bares, restaurantes, lojas de conveniência e similares estão autorizados a funcionar até às 18h para atendimento presencial.
A restrição de circulação não se aplica, contudo, ao funcionamento de aeroporto e terminal rodoviário, bem como deslocamento dos colaboradores que atuam nestas atividades; serviços de farmácia; limpeza pública e manutenção urbana; atividades profissionais de transporte privado de passageiros ou em situações em que fique comprovada a urgência.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.