As tendências da inteligência artificial para os próximos anos

AI

A inteligência artificial é uma tecnologia que desperta a atenção da humanidade há tempos e ficou ainda mais em destaque após os grandes avanços do aprendizado de máquina dos últimos anos, como as famosas partidas de xadrez em que um computador consegue calcular os movimentos dos humanos que jogam contra ele.

Trata-se de um tipo de tecnologia que permite que sistemas simulem a inteligência humana por meio de determinados bancos de dados. Isso pode até parecer algo que existe apenas em filmes de ficção científica, mas essa tecnologia está mais próxima de nós do que imaginamos.

Alguns dos maiores exemplos de inteligência artificial que podemos encontrar no dia a dia são as assistentes virtuais inteligentes, como a Alexa da Amazon e a Cortana da Microsoft. Além disso, a própria iluminação da ponte Jorge Amado conta com um sistema de inteligência artificial.

E se exemplos da inteligência artificial já fazem parte das nossas vidas, o que podemos esperar dela para os próximos anos? Confira a seguir algumas das tendências que têm guiado os principais pesquisadores da área.

Expansão do reconhecimento facial

Até poucos anos atrás, ninguém poderia imaginar o reconhecimento facial fora de filmes de espionagem ou coisas do tipo. Porém, máquinas que possuem esse tipo de tecnologia não são mais uma novidade. Você possivelmente conhece alguém que acessa o smartphone ou o computador via reconhecimento fácil. Então, qual é a grande novidade aqui?

Se o reconhecimento facial já é uma realidade, é verdade também que essa tecnologia ainda não é das mais rápidas e exatas. Por isso, a tendência para os próximos anos é que diversos detalhes possam torná-la não apenas mais veloz, como também mais acessível. Por isso, não se espante se bancos ou outras empresas começarem a adotar o reconhecimento facial.

Além de ser uma enorme aliada na eficiência de serviços, essa tecnologia também é de grande utilidade quando o assunto é segurança. O que nos leva para a próxima tendência.

Avanços na cibersegurança

A cibersegurança é um dos campos da informática que mais recebem investimento. Isso porque cada vez mais as transações entre contas de bancos são feitas apenas de modo digital e, portanto, necessitam de cada vez mais cuidado. E é claro que também há pesquisas sendo feitas no campo da inteligência artificial para a cibersegurança.

Além daquilo que envolve o reconhecimento facial, há também outras pesquisas que podem ajudar diversos tipos de empresas a manterem seus dados a salvo, além de impedir que hajam golpes que roubem senhas e que realizem transações fraudulentas.

Maior interação entre humanos e máquinas

Assim como as assistentes virtuais, os famosos chatbots também já se encontram por toda parte e, ainda que não agradem a todos, vêm transformando os serviços de atendimento ao cliente. E o que se espera nos próximos anos é uma expansão dos chatbots.

A maior parte das empresas que atuam online terão seus próprias robôs para resolver as questões mais simples, enquanto os humanos que atendem os clientes estarão lá apenas para problemas mais complexos e que não podem ser resolvidos automaticamente.

Além disso, há quem diga que a evolução dos chatbots fará com que a satisfação dos usuários seja ainda maior. Isso não significa, necessariamente, uma diminuição das pessoas trabalhando no atendimento ao cliente, mas uma mudança na forma como esse tipo de trabalho é realizado.   

Conclusão

Inteligência artificial é algo que vai muito além de ensinar um computador a vencer partidas de poker ou de xadrez. Apesar de existirem experimentos feitos com esses exemplos, a grande verdade é que se trata de um tipo de tecnologia que pode ajudar em diversas situações no dia a dia.

E a promessa é que ela se torne cada vez mais uma aliada em nossas tarefas, tanto em casa quanto no trabalho. Por isso, é importante saber quais são as tendências para os próximos anos. É claro que muitas áreas da inteligência artificial ainda necessitam de avanços, mas o simples fato de já existirem são uma indicação do que poderemos presenciar no futuro.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2021/02/as-tendencias-da-inteligencia-artificial-para-os-proximos-anos.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.