A Professora Gracielle Santos, do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT) é a coordenadora da Rede Estadual Universitária de Hanseníase (Reuna-Hans-Bahia), para o período de 2021-2023. Também foram indicados para primeira secretaria a fisioterapeuta egressa do curso na FMT Iasmin Melo, como segundo secretário Matias Mendes, discente de Fisioterapia na mesma Faculdade.
“O objetivo da Reuna-Hans é busca integrar as instituições de ensino, gestão, serviços de saúde, movimentos sociais e associações de natureza científica das áreas da saúde, social e humanas para fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuindo para o controle e eliminação da doença,” explica a coordenadora nacional, a professora da Universidade Federal do Ceará, Clodis Maria Tavares.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O desafio das unidades regionais é fortalecer a temática da hanseníase nas instituições de ensino superior, públicas e privadas, da área da saúde, social e humanas; sensibilizar e capacitar a comunidade acadêmica através da criação de ligas acadêmicas e grupos de pesquisa para a problemática da hanseníase; estimular o cuidado integral às pessoas acometidas pela doença, incluindo o pós-alta; estimular a comunidade acadêmica nas atividades de pesquisa, extensão, elaboração de trabalho de conclusão de curso, dissertações de mestrado, tese de doutorado e publicações que envolvam a temática; promover integração entre as instituições de ensino, gestão, serviços de saúde, movimentos sociais, associações de natureza científica.
A criação da rede se concretizou no ano de 2015 e em 2016 utilizando os espaços disponibilizados pelos congressos da área, Depois da divulgação e captação de profissionais para integrarem a rede, surgiu a ideia de redes estaduais. A Reuna – Hans foi fundada por três enfermeiras docentes e duas fisioterapeutas das Universidades Federal de Alagoas; Federal do Ceará; Federal de Sergipe; Federal do Pará e Faculdade de Rondônia.
A professora Gracielle Santos destaca-se coordenando o Programa de Orientação e Reabilitação de Incapacidades em Pessoas com Hanseniase (PROREABIH), um Projeto de Extensão do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís.
Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB). Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA).
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)