Pensando na sustentabilidade, um prédio foi construído com 40 contêineres no Centro de Itabuna, cidade no sul da Bahia. A construção foi feita em 6 meses, sem gasto de água, e a quantidade de entulhos gerados durante a obra foi bem menor em relação a uma construção tradicional.
O imóvel tem cinco andares e 2 mil metros quadrados. A obra deixou de usar 6 milhões de metros cúbicos de água.
Por conta da estrutura pronta dos contêineres, o prédio todo foi construído rápido e inaugurado em novembro, na Avenida Firmino Alves. Foi o primeiro projeto 100% sustentável que o arquiteto Matheus Esquivel, morador de Itabuna, participou.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Vinte anos de profissão e nunca tinha passado por uma experiência dessa. Foi fantástica, saber que a gente pode construir sem poluir, sem degradar o meio ambiente. Essa obra gerou menos de 10% de resíduos, de descartes de material. Todo material de obra hoje vai e polui, a maioria deles é clandestino. Essa obra gerou 90% de aproveitamento dos materiais”, explicou Matheus.
Comparado com um prédio comum, os arquitetos dizem que o sustentável tende a ser de 30% a 40% mais barato. Nesse imóvel de Itabuna, funciona uma cooperativa de crédito.
“Trabalhamos com aproveitamento de água de chuva, elevadores inteligentes que tem 75% de economia de energia, as paredes dos contêineres são 300 vezes menos acumuladoras de calor. Isso gera um uso menor de ar-condicionado, gasta menos energia. São vários fatores sustentáveis. A madeira plástica usada na fachada é um material feito de garrafa pet”, completou o arquiteto Matheus.
A cooperativa de crédito tem outro prédio 100% sustentável na Paraíba. Na Bahia, esse é o primeiro.
“Itabuna hoje dá um exemplo para a Bahia, para o Brasil, para o mundo, de que é possível estarmos antenados com os gestores e os líderes do século XXI, onde a sustentabilidade é o foco principal, ao lado da economia, do desenvolvimento, do social, da governança. Nós, como cooperativas, estamos dando exemplo porque o nosso principal elo é com as pessoas, então nós temos que melhorar a vida delas”, disse Sílvio Porto, presidente da cooperativa de crédito.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.