Pesquisadores da Uesc estão entre os mais influentes do mundo

Dois pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) incluídos na lista dos mais influentes no mundo segundo estudo da Plos Biology, uma revista científica que publica sob o sistema de peer review, uma vasta gama de matérias sobre biologia.

A lista contém cem mil cientistas mais influentes, sendo que 600 deles estão no Brasil. Destes, dois fazem parte do programa de pós-graduação em Zoologia, o Prof/Dr. Jacques Hubert Delabie (UESC) e o Prof/Dr. Dennis Rodder (Musue Historia Natural de Bonn).

A divulgação da lista foi feita pelo Journal PLOS Biology que publicou o banco de dados de um estudo que fez a análise do ranking mundial de cientistas. A pesquisa foi realizada por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), liderada por John Ioannidis.

 “Essa é mais uma demonstração inequívoca da importância da universidade publica e de qualidade, como é a nossa Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, que apresenta um quadro de pesquisadores docentes do mais alto nível, desenvolvendo atividades extremamente importantes para o desenvolvimento da Bahia, do Brasil e do mundo. Mesmo em um cenário atual muito difícil, a Uesc está cada vez mais demostrando sua capacidade e competência no desenvolvimento de suas atividades finalísticas do  ensino, da pesquisa e da extensão e também contribuindo para desenvolvimento regional”, ressaltou o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Alessandro Fernandes de Santana, que aproveitou a oportunidade para parabenizar os dois pesquisadores da Uesc, pela inclusão dos seus respectivos nomes nesta tão concorrida e prestigiosa lista.

Jacques Hubert Charles Delabie é graduado em biologia [Ciências da Natureza e da Vida (Deug B) – Université Montpellier II (Scien. et Tech du Languedoc), Maitrise de Biologie Animale – Université Paris XI (Paris-Sud), possui mestrado em entomologia (Diplome d’Etudes Approfondies – D.E.A. Entomologia) – Université Paris VI (Pierre et Marie Curie) e doutorado em entomologia (Doctorat de Troisième Cycle, Entomologie) – Université Paris VI (Pierre et Marie Curie). Fez Pós-Doutorado em Entomologia na UFV (Viçosa) (2001). Possui uma “Habilitation à Diriger des Recherches, Sciences du Comportement” – Université Paris XIII (Paris Nord). Atualmente é Pesquisador em Tecnologia e Ciência Agrícola da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz, e orientador do Curso de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA. Foi Professor Visitante na Université Paul Sabatier (Toulouse, França) e Pesquisador Visitante na Université François Rabelais (Tours, França). Tem experiência na área de Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formicidae, Theobroma cacao, taxonomia, interações plantas/insetos, interações insetos/insetos, zoologia aplicada, ecologia aplicada, biogeografia, Mata Atlântica e Bahia.

Dennis Rodder possui graduação em Biologia – Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn e doutorado em Zoologia – Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn. Atualmente é docente – Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Alemanha), curador – Zoologisches Forschungsmuseum Alexander Koenig (Alemanha) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (mestrado e doutorado) da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Amphibia, conservação da biodiversidade, modelagem de nicho ecológico, espécies invasoras.    

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/11/pesquisadores-da-uesc-estao-entre-os-mais-influentes-do-mundo.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.