Começaram nesta segunda-feira (10) as aplicações de testes de detecção do novo coronavírus em escolas da rede pública estadual de ensino das cidades de Ilhéus e Itabuna.
Hoje os testes foram realizados em funcionários e professores. A partir de terça-feira (11), o procedimento será feito em estudantes e seguirá um cronograma para evitar aglomeração. Os alunos serão divididos por escolas e em ordem alfabética.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Em Ilhéus, serão 12.327 pessoas submetidas ao teste, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários de 18 escolas – quatro delas indígenas. Já em Itabuna, a testagem acontecerá em 14 instituições de ensino e envolverá 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários. O atendimento nas escolas será realizado até o dia 21 de agosto, sempre das 8h às 17h.
Outros municípios baianos já passaram pelo mesmo processo, como Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. Além disso, Jequié também está em período de testagem até o dia 14 de agosto.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, comentou a importância da testagem na comunidade acadêmica. “Os dados dessas testagens serão analisados por universidades estaduais para termos uma base científica na tomada de decisão sobre a retomada do ano letivo, que é bom lembrar não tem ainda uma data definida. Além disso, permitem uma maior segurança para as famílias dos estudantes, professores e funcionários, dentro de um trabalho que tem todo o acompanhamento e a parceria das prefeituras dos municípios onde as testagens estão acontecendo”, afirmou.
O professor Othon Dantas, do Colégio Estadual Félix Mendonça, em Itabuna, também acredita que a medida é fundamental para a retomada das aulas. “Esta testagem visa assegurar melhor a segurança de todos nós e do nosso ambiente de trabalho, para que possamos nos sentir participantes da atividade. Quanto mais testagens realizadas, maior a segurança”.
A professora Lucileide Sertório, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, de Ilhéus, concorda. “Entendemos que esta ação é muito importante para sabermos se é possível ou não o retorno das atividades presenciais com a segurança para todos”.
Para receber alunos e funcionários para realizar os testes, as escolas passaram por higienização e estão ofertando álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Há ainda a exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Informações do Correio da Bahia

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.