Os índios da aldeia Patiburi, em Belmonte, na região Sul do estado da Bahia, comemoraram a chegada da energia elétrica em meio a pandemia de Covid-19. A Coelba, distribuidora do grupo Neoenergia, concluiu em março uma obra de expansão da rede que vai beneficiar 25 famílias de origem Tupinambá. No total, foram investidos R$ 715 mil com recursos do Programa Luz Para Todos, do Governo Federal. A concessionária arcou com 35% dos custos.
A energia elétrica vai permitir condições melhores de funcionamento de uma escola de ensino básico que atende 30 crianças da comunidade, além de ampliar o funcionamento da casa de farinha, possibilitar o armazenamento do leite em refrigeradores e a ligação de um poço artesiano, o que garante a qualidade da água e a saúde da comunidade indígena.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Bebíamos água da cisterna e o índice de verminose era alto. Essa luz não é somente a lâmpada dentro de casa, ela é subsistência e qualidade de vida”, disse a cacique Cátia, que lembra ainda que agora as crianças da escola podem ter acesso à merenda escolar distribuída pelo município de Belmonte, antes dispensada pela impossibilidade de armazenamento em refrigeração. “É uma mudança de 100% na vida da aldeia”, disse a cacique, segundo nota enviada à imprensa pela Neoenergia nesta quarta-feira, 8 de julho.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.