Foto: Prefeitura de Nova Soure

Um ônibus que saiu de São Paulo por volta das 7h da manhã da última sexta-feira, 5, do bairro do Socorro, na zona Sul, deixou um rastro de, pelo menos, 11 contaminados pelo novo coronavírus na Bahia. O transporte deixou 32 passageiros em sete municípios do Estado que, a cada fim de semana, recebe coletivos lotados de pessoas que retornam à terra natal depois de ficarem desempregadas. A cada desembarque, as notificações de covid-19 dispararam nas cidades.

A informação foi publicada originalmente no Correio da Bahia e confirmada pelo Estadão. Dos passageiros do ônibus da empresa Moacir Tur, nove contaminados desembarcaram em Nova Soure, na madrugada do último domingo, 9, onde os casos subiram de 19 para 28. Do total de notificações, 25 foram importadas de ônibus, clandestinos ou legalizados, que desde o fim de abril chegam à Bahia com nativos. Outras cinco pessoas desceram no município e são monitoradas. O restante teve como destino Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, Alagoinhas, Inhambupe, Santo Estevão, Cipó, Crisópolis e Olindina. Os municípios ficam entre as regiões centro-norte e norte da Bahia.

Os outros dois casos positivos foram registrados em Olindina — um deles é de um homem de Sátiro Dias, que cumprirá isolamento social em Olindina, como informou a secretária municipal de Saúde, Sheila Matos de Oliveira. Os pais são idosos e ele decidiu se hospedar numa pousada da região. Dos sete casos até hoje confirmados na cidade, cinco desembarcaram de ônibus vindos de São Paulo. “É uma questão séria. Ficamos em contato com os municípios vizinhos para irmos rastreando”, disse a secretária.

Em Nova Soure, que faz divisa com Olindina, uma família inteira — mãe, pai, dois filhos e uma tia — testou positivo. A cidade criou barreiras sanitárias para testar os passageiros que chegam, geralmente, aos sábados e domingos, como responderam os secretários de Saúde. Durante a viagem, os passageiros, entre crianças, adultos e idosos, usaram máscara. As janelas estavam fechadas e o ar-condicionado, ligado, conforme relataram aos agentes de saúde ao chegarem nos destinos.

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) é responsável por regular a circulação de ônibus interestaduais. Um decreto do Governo da Bahia proíbe o transporte intermunicipal, mas empresas têm conseguido, na Justiça, liminares com autorização para a circulação de ônibus, informou a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Foi o caso da Moacir Tur, que ficou mais de dois meses fechada e fez a segunda viagem à Bahia, desde então, naquela manhã de sexta. A empresa, cadastrada como JS Turismo, conseguiu autorização por decisão judicial, segundo a ANTT.

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *