Prefeitura de Ilhéus pede apoio da população em ações para combate ao coronavírus

A Prefeitura de Ilhéus adotou um pacote de ações para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), medidas que vão desde a desinfecção de estabelecimentos de saúde, publicação de decretos que regulamentam as diversas atividades no município até a demarcação do espaço ocupado pelos cidadãos nas filas das agências bancárias e casas lotéricas. O objetivo é controlar o fluxo de pessoas que necessitam de atendimento para saque do auxílio financeiro emergencial.

O prefeito Mário Alexandre destaca que a efetividade das ações caminha lado a lado com uma responsabilidade  compartilhada. “Por um lado, o poder público tem o dever de tomar as medidas necessárias para os cuidados da prevenção e, por outro, numa relação de parceria, a população adequar o comportamento diante do atual cenário de crise. Com propósitos unidos, poderemos vencer essa pandemia”.

As demarcações em frente às agências da Caixa Econômica Federal, por exemplo, refletem a preocupação da gestão municipal em garantir o recebimento do auxílio, mas também entende-se a necessidade de, mesmo com muitas pessoas em busca do benefício, manter o distanciamento social, impedindo o aumento da taxa de contágio. 

As medidas podem parecer muito rigorosas para alguns munícipes, porém são eficazes para evitar o aumento súbito de casos e a pressão sobre o sistema de saúde. É fundamental que haja uma coesão entre o governo e a população, pois só assim será possível restabelecer a rotina de forma gradativa e monitorada, com manutenção do distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras. 

O entendimento é: vidas podem ser salvas se você não se contamina e, consequentemente, não transmite o vírus. Isso significa menor taxa de ocupação dos leitos, afastando uma possível sobrecarga do sistema público de saúde.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/05/prefeitura-de-ilheus-pede-apoio-da-populacao-em-acoes-para-combate-ao-coronavirus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.