A Prefeitura de Ilhéus adotou um pacote de ações para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), medidas que vão desde a desinfecção de estabelecimentos de saúde, publicação de decretos que regulamentam as diversas atividades no município até a demarcação do espaço ocupado pelos cidadãos nas filas das agências bancárias e casas lotéricas. O objetivo é controlar o fluxo de pessoas que necessitam de atendimento para saque do auxílio financeiro emergencial.
O prefeito Mário Alexandre destaca que a efetividade das ações caminha lado a lado com uma responsabilidade compartilhada. “Por um lado, o poder público tem o dever de tomar as medidas necessárias para os cuidados da prevenção e, por outro, numa relação de parceria, a população adequar o comportamento diante do atual cenário de crise. Com propósitos unidos, poderemos vencer essa pandemia”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
As demarcações em frente às agências da Caixa Econômica Federal, por exemplo, refletem a preocupação da gestão municipal em garantir o recebimento do auxílio, mas também entende-se a necessidade de, mesmo com muitas pessoas em busca do benefício, manter o distanciamento social, impedindo o aumento da taxa de contágio.
As medidas podem parecer muito rigorosas para alguns munícipes, porém são eficazes para evitar o aumento súbito de casos e a pressão sobre o sistema de saúde. É fundamental que haja uma coesão entre o governo e a população, pois só assim será possível restabelecer a rotina de forma gradativa e monitorada, com manutenção do distanciamento social, higiene das mãos e uso de máscaras.
O entendimento é: vidas podem ser salvas se você não se contamina e, consequentemente, não transmite o vírus. Isso significa menor taxa de ocupação dos leitos, afastando uma possível sobrecarga do sistema público de saúde.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.