No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, aconteceu a VII Semana Mãe Ilza Mukalê. O evento, inicialmente criado para comemorar o aniversário da matriarca do Terreiro Matamba Tombenci Neto, tem como finalidade promover atividades culturais que fomentam o conhecimento e reconhecimento artístico e Cultural no interior da Bahia. Entre as atividades desenvolvidas, está o Troféu Mãe Ilza Mukalê que homenageia mulheres que desempenham papéis de grande relevância Artístico e Cultural no sul e extremo sul do estado baiano.

Nessa edição, a estudante da Licenciatura Interdisciplinar em Artes da UFSB, Siomara Claudia Rodrigues Santos, foi uma das homenageadas. O convite para a homenagem foi concedido graças aos trabalhos que ela vem desenvolvendo por meio do Coletivo Fruições, criado em 2017, sob orientação do professor da UFSB, Rafael Siqueira, do qual a estudante é coordenadora e integrante, juntamente com outros discentes e docentes. A estudante ainda desenvolve e participa de outros projetos, através de oficinas, exposições, palestras e atividades envolvendo diversos temas, como hip hop, reciclagem e imersão às raízes ancestrais.

Siomara comemora a homenagem: “Acredito no poder de ressignificar, crendo na força do aquilombamento e do trabalho coletivo, sigo caminhando junto com os meus e quebrando todos os padrões eurocêntricos que tentam nos fazer acreditar que para “ser” temos que ter um único caminho: O do dever. Esse troféu é a prova, o símbolo de estou no caminho certo: o da curiosidade, inquietação, fazer e rebeldia que me levam como mulher a ocupar o lugar que eu quiser! “

Informações do Blog do Gusmão 

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *