O Estado da Bahia ainda não cumpriu a decisão judicial para demolir o Módulo I do Presídio Ariston Cardoso e construir uma nova unidade em caráter de urgência. O alerta é da Defensoria Pública da Bahia, que debateu a necessidade de resolver a situação da precariedade do local com o diretor do presídio e com a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Na ocasião, a Defensoria apontou a urgência de o Estado construir novo estabelecimento penitenciário no município. O encontro aconteceu na quarta-feira (12), na sede da Defensoria Pública em Ilhéus. O Ariston Cardoso já teve um dos módulos interditados para demolição após ação civil pública ajuizada pela Defensoria. Dada a urgência na construção de nova unidade carcerária, foi deliberado que a Defensoria notificará o Estado para a realização de um compromisso de ajustamento de conduta – instrumento utilizado na administração pública para ajustar irregulares, sem precisar recorrer ao Judiciário.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Segundo a Defensoria, as condições atuais do presídio obriga as pessoas que foram condenadas na comarca de Ilhéus a cumprir pena na unidade prisional de Barreiras, a cerca de 1000 km de distância. Para o defensor público Leonardo Salles, embora a Defensoria Pública possua uma clara política contra o encarceramento em massa, a construção de um novo estabelecimento prisional no município é urgente para que seja efetivo o processo de ressocialização.
Conforme o defensor público Rodrigo Rocha Meire, os familiares dos presos provisórios e condenados manifestam contínua insatisfação com a longa distância para realização de visitas. Para ele, isso prejudica a ressocialização, pois muitos deixam de conviver com a família por conta da dificuldade de deslocamento. Na reunião, a defensora Paula Verena Carneiro orientou também que, quando for construir a nova unidade, seja utilizada a metodologia, que tem como foco a valorização humana na execução da pena. O método é indicado em resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Informações do BN.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA