Vinte e sete municípios brasileiros estão em situação de emergência, devido a desastres naturais e a tragédias provocadas diretamente pela ação humana. A conclusão é do Ministério do Desenvolvimento Regional, que divulgou a lista nessa sexta-feira (13).
No Rio Grande do Sul, chuvas intensas provocaram muitos danos em três cidades: Canguçu, Pedras Altas e São Lourenço do Sul. Já a ventania causou prejuízo em Cachoeira do Sul, Dom Pedrito e Alegre. E tempestades de granizo atingiram Itaiópolis, em Santa Catarina, e Viçosa, em Minas Gerais.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A seca prejudicou os moradores de Leme do Prado, também em Minas; Barra da Estiva, na Bahia; e Quixeré, no Ceará. Ainda no Ceará, Limoeiro do Norte teve um rompimento de barragem.
Já o derramamento de produtos químicos atingiu 15 cidades baianas: Belmonte, Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Itaparica, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una, Uruçuca e Valença.
Agora, que o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência, os municípios vão poder ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. É uma ajuda federal aos governos estaduais e municipais, informou a rádio EBC.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.