A Prefeitura de Ilhéus decretou situação de emergência na saúde pública para execução de ações necessárias ao combate da proliferação do mosquito Aedes aegypti e para a efetivação do Programa de Combate e Prevenção das arboviroses no município. O decreto nº 100, com data do dia 1 de novembro foi publicado no Diário Oficial do município, hoje (04).
A decisão de fazer o decreto se deve ao fato de a situação epidemiológica do mosquito Aedes aegypti em Ilhéus, tem um índice do último Levantamento de Índice Rápido por Aedes aegypti (LIRAa) de 8,6%, sendo que este ano o índice já alcançou mais de 14%, projetando uma possível ocorrência de epidemia explosiva para o ano 2019/2020, segundo as Diretrizes para Prevenção e Controle do mosquito do Ministério da Saúde.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde fica autorizada a requisitar pessoal e equipamentos dos diversos órgãos da Prefeitura para serem utilizados nas ações de combate, bem como oferecer tratamento médico adequado à população.
Por meio do decreto, o município também poderá remanejar recursos orçamentários, de modo imediato, para os pagamentos emergenciais apontados pela Secretaria de Saúde, visando a aquisição de bens, obras e serviços necessários ao êxito da erradicação dos focos do mosquito e tratamento das pessoas atingidas pela doença.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.