O vazamento de petróleo no nordeste brasileiro já atingiu Porto Seguro, no sul da Bahia, e Santa Cruz de Cabrália, município histórico em que foi celebrada a primeira missa do Brasil. Em Porto Seguro, as manchas chegaram a famosos destinos turísticos, como Arraial D’Ajuda e Trancoso.
A informação foi confirmada pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Bahia, Rodrigo Alves, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo. Segundo ele, a quantidade é “bem pequena até agora, mas é uma grande preocupação esse movimento da poluição em direção ao sul”.
Este movimento preocupa as autoridades e ambientalistas especialmente por causa do arquipélago de Abrolhos, área de maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
No site do Ibama, até o fechamento desta reportagem, não constava na tabela de áreas atingidas nenhuma das praias de Porto Seguro e Cabrália. Em um PDF que mapeia as cidades em que foram identificadas manchas, o município baiano mais ao sul até a última atualização é Belmonte.
Outras praias famosas da Bahia, como Guarajuba, Morro de São Paulo, Itacaré e Costa do Sauípe já constam como atingidas. A capital, Salvador, tem 12 praias com manchas e Ilhéus, 11.
Até agora, um total de 268 praias já entraram na lista do Ibama – todos os estados do nordeste foram atingidos, informou o Metrópoles.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.