Na segunda-feira (7), profissionais dos setores de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do Planejamento de Ilhéus realizaram a primeira reunião técnica para tratar sobre as estratégias de controle vetorial e manejo clínico do paciente, ações contidas no Plano de Contingência Municipal 2019-2020, considerando o período sazonal das arboviroses (dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).
No mesmo dia foi iniciado o 4º Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), que mostra o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. O 3º LIRAa revelou um índice de proliferação de 8,6%, todavia o Ministério da Saúde preconiza o índice abaixo de 1%. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça as ações de intensificação para controle do vetor.
Cooperação – Para que isso ocorra, a população precisa contribuir, cobrindo tanques e tonéis; evitando o acúmulo de garrafas diversas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos expostos a céu aberto e que podem acumular água parada, além de informar à equipe da Coordenação de Combate às Endemias sobre o descarte irregular de pneus em terrenos baldios e nas vias da cidade.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.