Secretaria de Saúde de Ilhéus discute plano de contingência das arboviroses

Secretaria de Saúde de Ilhéus discute plano de contingência das arboviroses 1

Na segunda-feira (7), profissionais dos setores de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do Planejamento de Ilhéus realizaram a primeira reunião técnica para tratar sobre as estratégias de controle vetorial e manejo clínico do paciente, ações contidas no Plano de Contingência Municipal 2019-2020, considerando o período sazonal das arboviroses (dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela).

No mesmo dia foi iniciado o 4º Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), que mostra o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. O 3º LIRAa revelou um índice de proliferação de 8,6%, todavia o Ministério da Saúde preconiza o índice abaixo de 1%. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) reforça as ações de intensificação para controle do vetor.

Cooperação – Para que isso ocorra, a população precisa contribuir, cobrindo tanques e tonéis; evitando o acúmulo de garrafas diversas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos expostos a céu aberto e que podem acumular água parada, além de informar à equipe da Coordenação de Combate às Endemias sobre o descarte irregular de pneus em terrenos baldios e nas vias da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *