GOVERNO DA BAHIA CONFIRMA QUE 10 MUNICÍPIOS FORAM ATINGIDOS POR MANCHAS DE ÓLEO

GOVERNO DA BAHIA CONFIRMA QUE 10 MUNICÍPIOS FORAM ATINGIDOS POR MANCHAS DE ÓLEO 1

Governo da Bahia informou que o total de municípios atingidos por manchas de óleo chegou a dez. Foram atingidas as cidades de Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas, Salvador, Mata de São João, Vera Cruz, Itaparica.

Ainda segundo informações do governo, as áreas mais críticas são as de Mangue Seco, Conde e Baixio. Ilhéus, Itaparica, Morro de São Paulo fizeram mobilização preventiva.

A Bahia Pesca estima a existência de 16 mil pescadores e marisqueiras nos municípios atingidos, incluindo Salvador, Vera Cruz e localidades do Litoral Norte, mas não há, nas áreas visitadas, uma situação de interrupção geral da pesca. Está sendo feito o levantamento do número de pescadores afetados. O órgão fará a coleta de peixes e mariscos para analisar qualidade do pescado.

Entre as ações para monitorar e combater o desastre ambiental, foi criado o Comando Unificado de Incidente, composto por: Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec), Bahia Pesca, Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), Institutos de Biologia e de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ibama, Marinha, Petrobras, prefeituras municipais.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia aumentou para 100 o número de pessoas empregadas na limpeza das praias do litoral norte, sendo 85 bombeiros e 15 voluntários da CLN, podendo aumentar de acordo com a demanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *