Preparar jovens e adolescentes para um desenvolvimento social saudável e resgatar aqueles que estão em condições de vulnerabilidade é a proposta do projeto social ‘Escola Segura’, realizado em escolas do município de Ilhéus.
Pouco mais de 2 mil alunos foram contemplados com atividades de cidadania e civismo nas unidades. Guardas Civis Municipais realizam periodicamente visitações e promovem atividades voltadas à preservação do ambiente escolar e sua estrutura e conscientização sobre respeito ao próximo e convívio social. Além disso, os alunos também são inseridos em algumas tarefas e recebem instruções que dão noção de ordem e disciplina.

O comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, conhecido por Bandeira, destacou na sexta (09), o propósito e os resultados esperados com a implementação do projeto nas escolas. Segundo ele, o projeto tem como objetivo a prevenção primária estimulando as potencialidades dos jovens e motivando a melhorar o desempenho social e educacional.
“É importante disseminar as boas práticas no ambiente escolar, nossos jovens são agentes transformadores da esperança e do amanhã. Se bem preparados, podem propagar deste conhecimento e transformar vidas, o alcance é imensurável. Além de aproximar a segurança pública da comunidade e despertar novos olhares, investindo em prevenção colhemos bons resultados”, enfatizou o comandante.
O instrutor de jiu-jitsu, que é Guarda Municipal, Pedro Costa, disse que o projeto intitulado “Jiu-jitsu também educa” tem servido de motivação entre os alunos para novas práticas. Além disso, o instrutor destaca os efeitos positivos já percebidos na vida escolar.
“Essa parceira veio para contribuir com a educação. A inserção das atividades na vida dos alunos já apresenta mudança na atitude de alguns, que se sentem motivados, e medalhas são conseguidas”, ressaltou o instrutor.

Quem tiver interesse em colocar o filho no projeto “Jiu-jitsu também educa” é só comparecer no Ginásio de esportes Herval Soledade, nos dias de terça e quinta, entre as 16h e 17h, o único requisito para o alunos entrar no projeto é estar matriculado.
Também foi apresentado os instrumentos adquiridos com a parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), dentre os instrumentos e equipamentos, tem uma bateria, violões, microfone, notebook, datashow, entre outros.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.