Articuladores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e representantes das instituições de ensino superior estiveram reunidos durante esta segunda-feira (19), no Centro Administrativo, bairro Conquista, com o objetivo de iniciar o processo para a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). Na ocasião foram discutidas políticas públicas de inclusão, diretrizes e ações de integração do ensino e serviço à comunidade ilheense.
O encontro contou com a presença do titular da Saúde, Geraldo Magela; coordenadora e apoiadora de Educação da Sesau, Dayse Santos; doutor em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Márcio Florentino; coordenadores e diretores da rede municipal de saúde; representantes das instituições de ensino superior (IES), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB) e Faculdade Madre Thaís.
Através da ação conjunta será possível ordenar e ampliar os serviços prestados à população, como garantiu o secretário Geraldo Magela.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“A parceria firmada entre município e instituições irá promover, de forma significativa, o alcance aos serviços de saúde. A iniciativa é a garantia de uma rede com profissionais integrados, que fomenta pesquisas, promove debates e se mantém atualizada. Os estudantes terão contato direto com a realidade do mercado de trabalho antes mesmo da formação acadêmica”.
Investimento – O professor Márcio Florentino destacou que o investimento na rede de atenção básica é o primeiro passo para a articulação, aprimoramento e acesso a um sistema de saúde efetivo.
“O investimento na atenção primária faz toda a diferença. A discussão foi pautada na oferta e ampliação das linhas de cuidado, como é possível somar esforços entre as universidades e o serviço público para que as ações não retrocedam. Precisamos apostar no direito à saúde, que é uma garantia de todos”.
Dayse Santos disse que os compromissos pactuados irão fortalecer a relação entre as IES e a gestão em saúde.
“O COAPES assegura o compromisso assumido entre as partes envolvidas para a oferta de um serviço de qualidade. O processo é uma troca mútua, enquanto possibilita aos estudantes o ensino-aprendizagem com a prática profissional, auxiliando na qualificação dos profissionais, e, como consequência, o avanço do SUS”, pontuou.
Fortalecimento da saúde – A enfermeira e apoiadora de Educação da Sesau completou.
“Estamos vivenciando um momento propício para o desenvolvimento e fortalecimento do sistema municipal de saúde. Conseguimos reunir trabalhador, gestão, instituições de ensino e controle social no mesmo espaço, a fim de discutir ações prioritárias que atendam às necessidades sociais de saúde dos nossos clientes”.
Apoio institucional – A Secretaria de Saúde de Ilhéus ressalta que contratualização foi um movimento incentivado diretamente pelas IES e que a ausência em momentos de debates e articulações poderá comprometer futuramente a disponibilização de campos de estágios, pesquisas, extensão, ligas e residências. Os estudantes poderão desenvolver o seu estágio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Já no período da tarde, foi realizada uma oficina metodológica com os grupos de trabalho presentes. A Oficina teve o intuito de analisar programas e ações de fortalecimento das linhas de cuidado que circulam por toda a rede de saúde do município de Ilhéus.
O COAPES é um instrumento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, instituído por meia da Portaria 1.127/15, para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do SUS. É voltado à celebração dos compromissos das instituições de ensino, programas de residência em saúde e gestões municipais e estaduais de saúde para o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem e formação no âmbito do SUS, especialmente nos serviços previstos por meio da Política Nacional de Atenção Básica em vigência, informou a Secom Municipal.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA