Mais uma ação do Programa de Orientação e Reabilitação de Incapacidades em Hânsenicos (PROREABIH) Projeto de Extensão da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus) foi realizada no curso de Analises Clinicas do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun (Ceep Nelson Schaun).
O Programa funciona uma vez por semana, visitando as escolas da rede pública com o objetivo de passar orientações com relação à hanseníase (prevenção, tratamento, como evitar incapacidades físicas, evitar reações hansênicas etc).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com a professora Gracielle Santos, Fisioterapeuta Especialista em Neurofuncional e coordenadora do PROREABIH, da FMT-Ilhéus a parceria com as secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social tem o objetivo de transformar alunos e professores em multiplicadores de conhecimento. “Passamos orientações de educação e saúde nessa temática nas escolas eles multiplicam esse conhecimento divulgado nas comunidades onde moram e interagem”.
O projeto, apoiado pela professora Karla Rocha Carvalho Gresik, coordenadora do Curso de Fisioterapia da FMT-Ilhéus, além de identificar, fazendo a busca ativa de manchas, identifica hanseníase e encaminha os pacientes portadores para o CAE III, na Av. Canavieiras, centro de referencia.
Doença Infectocontagiosa – A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae), que compromete principalmente a pele e os nervos periféricos, provocando manchas na pele, alteração da sensibilidade e inflamação. A doença é transmitida através das secreções das vias respiratórias (nariz e boca) para as pessoas que convivem com o doente não tratado. Assim que se inicia o tratamento, os pacientes deixam de transmitir a doença. Se não for tratada precocemente, a hanseníase pode tornar-se grave e gerar deformidades físicas devido ao comprometimento dos nervos, principalmente nas mãos, pés e face.
O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os doentes. O tratamento, conhecido como Poliquimioterapia (PQT), é composto por dois ou três medicamentos e dura de 6 a 24 meses, dependendo de cada caso.
Ao criar o Programa de Orientação e Reabilitação de Incapacidades em Hansênicos , a Fisioterapeuta Neurológica e Professora Gracielle Santos, da Faculdade Madre Thaís, reconhece que para enfrentar a hanseníase, além da questão terapêutica é necessária a educação em saúde, as estratégias de informação e a desmistificação da doença.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.