Documentos que comprovam ao menos 130 mortes no mês de julho no Hospital de Base de Itabuna, com gestão municipal, foram publicados recentemente pelo Plantão Itabuna. Segundo o registro, na maior unidade hospitalar da cidade houve vítimas de morte natural e pessoas mortas de forma violenta que, chegaram a ser socorrida para o HBELEM.
A unidade de saúde já ganhou o apelido de “hospital da morte” na região. De acordo com o jornal A Região, o sucateamento elevou em 3,68 vezes o número de óbitos entre 2004 e 2008. Em 2004, a média era de 25 óbitos por mês, quatro anos depois saltou para 92.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O assunto foi discutido na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia. Deputados apontaram a necessidade de verificar a origem desses pacientes que acabam morrendo no Hospital de Base de Itabuna e em que estado de saúde eles chegam à unidade médica.
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, exonerou na semana passada o secretário de Saúde de Itabuna, Jozimar Sales. De acordo com o site Pimenta, o secretário foi o quinto chefe da pasta a ser exonerado sob a gestão do atual prefeito. Diante do fato, a reportagem procurou a prefeitura de Itabuna, via assessoras e diretor de comunicação, para tratar do assunto. As ligações e mensagens de WhatsAPP não foram respondidas, informou a página Estado da Bahia.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.