Entre os dias 16 e 20 de setembro serão realizados em São Paulo, a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis e o 3º Encontro Global da Plataforma Global Cidades Sustentáveis. O Parque Ibirapuera deve receber especialistas de cidades brasileiras e estrangeiras para debater biodiversidade em diferentes grupos para trocar experiências e propostas em variadas perspectivas.
Com o tema “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, o evento é uma promoção do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis, (GPSC, na sigla em inglês) e da Prefeitura de São Paulo. Tanto no Brasil quanto no mundo, há bons exemplos de cidades que reconhecem a importância da biodiversidade e do capital natural no processo de formulação das políticas públicas.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Em maio último, o prefeito Mário Alexandre participou de missão internacional em Washington organizado pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC), pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e a The Nature Conservancy, na sede do Banco Mundial. Na oportunidade, o prefeito apresentou iniciativas nos processos de planejamento e execução, através das boas práticas realizadas por Ilhéus, que foi a única cidade do Norte-Nordeste a representar o Brasil no exterior.
Nos quatro dias, especialistas, representantes das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), representantes do poder público, organizações internacionais e da sociedade civil, líderes empresariais e do setor privado, se reunirão, em uma série de encontros e atividades, para debater a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.
A GPSC é uma plataforma de conhecimento liderada pelo Banco Mundial e apoiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente – GEF que promove soluções urbanas integradas e apoio de ponta para cidades que buscam melhorar sua sustentabilidade urbana. A plataforma empenha-se em desenvolver soluções urbanas sustentáveis para suprir carências e traduzir conhecimento em investimento ao longo da cadeia de valor do desenvolvimento urbano.
A Conferência – A programação prevê eventos paralelos e sessões temáticas sobre diferentes temas ligados a políticas públicas e planejamento urbano. O Banco Mundial oferecerá treinamentos e oficinas a técnicos e gestores públicos sobre Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (TOD, na sigla em inglês), Parcerias público-privadas (PPP) e Planejamento voltado à Mudança Climáticas.
Serão destacadas experiências exitosas em políticas públicas em nível local, com o objetivo de inspirar os gestores brasileiros na agenda urbana sustentável e engajá-los em ações nessa direção. O Programa Cidades Sustentáveis abordará três temas principais: “O papel da gestão pública na geração de oportunidades, trabalho e renda”; “Planejamento Urbano e Gênero e Equidade de Raça”; e “Participação Social: a solução para os desafios da gestão pública”.
Rodada de prefeitos – Uma das principais atrações do evento será uma mesa redonda com prefeitos, que reunirá os chefes do executivo de diversas cidades do Brasil e do mundo em um debate sobre sustentabilidade urbana. O sistema aberto e de uso gratuito funcionará também como instrumento para pesquisadores da área e para o monitoramento da população em geral, que poderá acompanhar as informações e a evolução dos indicadores de sua cidade por meio de comparativos, gráficos e tabelas.
Durante a conferência, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), parceiros co-executores do Projeto CITinova, lançarão a primeira versão da Plataforma do Conhecimento e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. Com tecnologias, tipologias e soluções inovadoras locais e internacionais, esse ambiente web vai capacitar, apoiar e incentivar gestores públicos a tornarem as cidades mais justas e sustentáveis.
A Plataforma do Conhecimento é uma das frentes de ação do Projeto CITinova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), gestão da ONU Meio Ambiente, e coexecução do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF) e ARIES/Porto Digital.
Durante a Conferência do PCS serão anunciados os vencedores da terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, contemplando administrações municipais de todo o Brasil que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: desigualdade econômica (foco em gênero e raça); acesso a serviços (saúde, educação e infraestrutura) e acessibilidade.
O Prêmio é realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Oxfam Brasil, com apoio do CITinova, Instituto Arapyau e Fundação Ford, e tem como parceiros a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A expectativa é receber um público de 800 participantes, incluindo representantes das 28 cidades e 11 países apoiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF).
Para inscrever-se gratuitamente na conferência, acesse o site:
https://www.cidadessustentaveis.org.br/conferencia2019/
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.