Realizado em parceria com o Governo da Bahia no pavilhão de feiras do Centro de Convenções de Ilhéus, a 11ª edição do Chocolat Bahia Festival, que acontece de quinta a domingo (18 a 21), movimenta o turismo em Ilhéus, que já é alto no mês de julho. Para o período, a rede hoteleira registra ocupação mais de 90%.
O festival tem público estimado em mais de 60 mil pessoas durante os quatro dias e reúne mais de 70 produtores de chocolate de origem e 170 expositores. “Este é um evento que atrai muitos turistas, e os hotéis da cidade estão lotados”, afirma o empresário Marco Lessa, idealizador do festival.
O secretário de Turismo de Ilhéus, Fábio Júnior, diz que “os hotéis já estavam com ótima ocupação por causa das férias de julho, no Sudeste e Sul do país, mas com a realização do Chocolat Bahia Festival o índice aumentou significativamente”.
Em hotéis como Opaba Praia e Canabrava Resort a ocupação é de 100%, segundo o proprietário de ambos, o empresário Rafael da Silva do Espírito Santo. “O Canabrava já estava lotado, mas o Opaba atingiu a lotação máxima por causa do festival”, diz.
A lotação está completa, também, no Jardim Atlântico Beach Resort, que no início de julho estava com o índice na casa dos 75%. Com 120 apartamentos, o hotel Aldeia da Praia registrava índice médio de ocupação de 60% no mês de julho. Com o festival, a média subiu para 90%, de acordo com Ana Pessoa, do setor de reservas.
“Terra de Jorge Amado e famoso polo produtor de cacau, Ilhéus ganha ainda mais visibilidade com esta grande festa, que atrai turistas do Brasil e de outros países para conhecer o produto baiano e os atrativos da região, como a Estrada do Chocolate”, afirmou o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.