Em mais uma de suas operações que visam desencorajar o contrabando e descaminho, a Receita Federal apreendeu nessa terça-feira (04) bens avaliados em R$ 2 milhões.
Por volta de 4 mil produtos foram localizados no Centro de Tratamentos de Cartas e Encomendas dos Correios em Bauru (SP), entre eles, estavam celulares, relógios, roteadores, receptores de satélite e mais – todos importados e comprados pela internet.
Os bens não possuíam nota fiscal, por isso, foram classificados como contrabando e, por isso, apreendidos – além disso, os smartphones (fabricados na Coreia do Sul), não tinham autorização para operar aqui no Brasil.
De acordo com o órgão fiscalizador, os produtos em questão foram contrabandeados por cerca de 100 empresas que operam na fronteira com o Paraguai – as mesmas serão intimadas para prestar esclarecimentos à Receita. Uma das firmas, inclusive, chegou a enviar mais de 200 smartphones na mesma encomenda.
Após a apreensão dos bens, com certeza diversos consumidores ficarão no prejuízo. Mas esse é um dos riscos quando compras são realizadas em sites que, muitas vezes, operam de forma ilícita sem pagar os devidos impostos em suas operações.
Vale relembrar que a pena do crime de contrabando é de reclusão de dois a cinco anos, já o de descaminho pode render de um a quatro anos atrás das grades.
Lembrando que a Receita Federal realizou ao final de maio leilões com iPhones a partir de R$ 500, incluindo também nas ofertas diversos outros eletrônicos.
Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB). Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA).
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)