Foi iniciada nesta sexta-feira(28) pela Petrobras a sua nova tentativa de se desfazer de unidades de refino espalhadas pelo país. Estão sendo ofertadas as refinarias: Refinaria Abreu e Lima(Rnest), em Pernambuco; Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na Bahia; Refinaria Presidente Getúlio Vargas(Repar), no Paraná; e Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul. Juntas, elas foram responsáveis por 8,2% da capacidade de produção de derivados no Brasil em 2018.
No portal da empresa os leitores puderam acompanhar teasers com detalhes de cada uma das unidades que foram colocadas à venda. No caso da Rnest, além da refinaria, a Petrobrás está negociando 101 km de oleodutos. Essas linhas ligam a refinaria ao terminal de Suape, que também está incluso no pacote. A situação é parecida com a oferta da baiana RLAM. A refinaria está sendo vendida juntamente com uma rede de 669 km de oleodutos e 4 terminais (Candeias, Itabuna, Jequié e Madre de Deus).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Na região Sul do país, os desinvestimentos da Petrobrás também são volumosos. Na Repar, a empresa está se desfazendo, além da refinaria, de uma rede de 476 km de oleodutos e 5 terminais (Paranaguá, São Francisco do Sul, Guaramirim, Itajaí e Biguaçu). Por fim, os desinvestimentos incluem ainda a gaúcha Refap, com 260 km de dutos e 2 terminais (Niterói e Tramandaí).
Poderão entrar na briga pelos ativos as empresas de óleo e gás com receita anual, em 2018, acima de US$ 3 bilhões que possuem e operem ativos de produção, refino, transporte, logística, comércio, trading ou distribuição de petróleo e/ou seus derivados. O processo também estará aberto a investidores ou grupos econômicos com pelo menos US$ 1 bilhão em ativos sob gestão ou controle.
De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção de derivados, em 2018, das quatro unidades de refino da Petrobrás que estão à venda foi de cerca de 212,6 milhões de barris de petróleo equivalente (bep), o que corresponde a aproximadamente 8,2% da capacidade nacional.
“Os desinvestimentos em refino estão alinhados à otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os nossos acionistas”, justificou a estatal.
Informações do OPetroleo

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.