
O técnico de informática que editou o vídeo postado no Instagram de Neymar contendo fotos íntimas de Najila Trindade prestou depoimento na Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI), nesta última quarta-feira (26/6), no Rio de Janeiro. O profissional disse que apenas realizou a edição das imagens e que não teve qualquer envolvimento com o vazamento ou com a publicação do vídeo.
Em seu depoimento, ele disse que demorou cerca de 2h para realizar o serviço no sábado (01/6) e que a todo momento o assessor de Neymar, Alex Bernardo, o cobrou para que agilizasse a entrega. Segundo o relato, o estafe de Neymar demonstrou grande preocupação em fazer a postagem de forma rápida. A alegação era que o jogador estaria sendo acusado de estupro de forma injusta e seria importante dar uma resposta rápida diante da grande repercussão do caso.
O técnico em informática afirmou ainda que recebeu orientações para “borrar” a imagem tampando o nome de Najila Trindade e as partes íntimas da modelo que apareciam em fotos. O serviço incluía a colocação de legenda, já que foi publicado também com versão em inglês, e a junção de dois arquivos: as explicações de Neymar com as conversas no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Em momentos do vídeo, o nome de Najila Trindade e algumas fotos íntimas foram expostos sem o efeito blur. No entanto, segundo relatos, questionamentos sobre esses pontos não foram feitos durante o depoimento. O rapaz negou que tenha tido qualquer acesso a Neymar ou à rede social do jogador. Ele afirmou que recebeu o material por meio do assessor e devolveu o material pronto para a mesma pessoa.
O técnico em informática faz trabalhos de edição, além de criação e design de conteúdos para as empresas de Neymar com frequência. O jogador tem uma pessoa em sua equipe que também realiza este tipo de serviço. No entanto, estaria de folga no sábado e, por isso, o procuraram para saber se ele conseguiria fazer o serviço com urgência.
Assessor disse em depoimento que divulgou o vídeo
O assessor Alex Bernardo já havia admitido que teria sido o responsável pela divulgação do vídeo com imagens íntimas de Najila Trindade. Ele disse que havia agido a pedido do jogador. O funcionário prestou depoimento na Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI), no último dia 14. Alex disse que a ideia inicial era que o nome de Najila e suas imagens íntimas fossem “borradas” na edição pré-publicação. “Por um erro”, no entanto, as imagens acabaram indo para o ar sem que todas as imagens e menções ao nome da modelo fossem borrados.
Em seu depoimento no último dia 6, Neymar afirmou que teve ajuda de um integrante de sua assessoria e de um técnico de informática na formulação do vídeo.
Informações do Uol

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.