A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães, afirmou ao blog Pimenta, nesta sexta (24), que a instituição só tem verbas para funcionar até o mês de setembro. Segundo a reitora, caso a decisão do Ministério da Educação (MEC) não seja revista, as atividades podem ser paralisadas no último trimestre do ano.
A instituição teve R$ 17 milhões contingenciados pelo MEC. No entanto, Joana Angélica acredita que o dinheiro será liberado. Até o momento, as obras dos campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro estão em andamento. No campus de Itabuna, os prédios onde funcionarão as salas de aula e os laboratórios estão prontos. A expectativa da reitora é que as atividades acadêmicas e de pesquisa sejam transferidas para o novo prédio no início de 2020. “Hoje, pagamos cerca de R$ 800 mil de aluguel por ano. Esse dinheiro sai da nossa verba de custeio. Deixamos de destinar os recursos para outras necessidades para pagar o aluguel. Queremos sair desse aluguel o mais rápido possível para usar esse dinheiro para outras ações”, afirmou.A reitora também se disse preocupada com uma campanha feita por setores da sociedade para “desacreditar a universidade”. (Metro1)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.