Bahia conta com 11 municípios inseridos no Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O modelo foi lançado ontem (24), durante reunião do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento do Nordeste (Condel-Sudene), em Recife, e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. O documento foi apresentado aos governadores da região.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Na lista baiana estão Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. O Governo Federal chama de “regiões intermediárias”. Fortaleza, prioritariamente, entra no plano – que também contempla outras oito capitais no Nordeste. Ao todo, são 41 municípios (sem contar as capitais dos Estados).
A intenção do Governo é enviar o PRDNE para aprovação do Congresso Nacional até agosto. No entanto, ele terá início em 2020. “O critério de escolha das localidades considerou as novas regiões intermediárias e imediatas mapeadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017. Foram avaliados, ainda, os fluxos econômico, histórico, político e de crescimento produtivo. A população das 41 cidades abrange mais de 6,7 milhões de habitantes”, destacou o Ministério do Desenvolvimento Regional.
Eixos estratégicos
Uma das diretrizes do PRDNE será o estímulo ao desenvolvimento sustentável da região, com base em seis eixos estratégicos: segurança hídrica e conservação ambiental; inovação; desenvolvimento institucional; desenvolvimento de capacidades humanas; dinamização e diversidade produtiva; desenvolvimento social e urbano.
LISTA DE REGIÕES INTERMEDIÁRIAS CONTEMPLADAS NO PRDNE (sem contar as capitais)
– Alagoas: Arapiraca;
– Bahia: Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista;
– Ceará: Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral;
– Espírito Santo: Colatina e São Mateus;
– Maranhão: Bacabal, Caxias, Imperatriz, Presidente Dutra e Santa Inês;
– Minas Gerais: Montes Claros e Teófilo Otoni;
– Paraíba: Cajazeiras, Campina Grande, Patos e Sousa;
– Pernambuco: Caruaru, Petrolina e Serra Talhada;
– Piauí: Bom Jesus, Corrente, Floriano, Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato;
– Rio Grande do Norte: Caicó e Mossoró;
– Sergipe: Itabaiana.
(Focus)
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Só uma correção: a primeira sigla está errada (PRNDE).
Correção Realizada. Obg.
Cabra-macho esse Bolsonaro. Tenho vergonha de boa parte dos meus conterrâneos (nordestinos). Mas é isso, um presidente que não é vingativo. Mais democrata que muito líder (alguns na prisão!!)
Cabra macho pros trouxe e acéfalos