Lama de rejeitos de Brumadinho já chega ao Rio São Francisco, diz estudo

A lama da barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já contaminou o reservatório da Usina de Três Marias, no Rio São Francisco, na Região Central de Minas Gerais. A conclusão é resultado de um estudo realizado pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, que foi divulgado nesta sexta-feira (22).

Na análise, a ONG constatou que a água do trecho entre o reservatório de Retiro Baixo e o de Três Marias apresentou turbidez acima dos limites legais e concentrações elevadas de metais pesados, o que seria sinal da pluma de rejeitos.

Segundo o G1, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), que faz a análise do estado, negou que os rejeitos contaminaram o reservatório de Três Marias. O órgão informou que os pontos de monitoramento não apontaram nenhum resultado que comprometesse a qualidade da água.

Clique aqui e veja o estudo

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/03/lama-de-rejeitos-de-brumadinho-ja-chega-ao-rio-sao-francisco-diz-estudo.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.