Indígenas protestam em Olivença contra a municipalização da saúde

Um grupo de índios bloqueou parcialmente um trecho da BA  001 que liga Ilhéus-Una-Canavieiras, próximo ao Jubiabá, na manhã desta quinta (28), em protesto, entre outros, contra a proposta de municipalização dos serviços de saúde a indígenas.

Segundo informações, um grupo de índios retornaram de Brasília-DF e presenciaram a irredutibilidade do governo neste assunto.

O protesto iniciou por volta dás 07h e continua até o fechamento da reportagem.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde diz que eventuais mudanças de ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo discutidas.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, não existe medida provisória do Governo Federal que municipaliza os serviços de saúde de indígenas ou modifica a política indigenista. Veja a nota completa abaixo.

Nota do Ministério da Saúde

“O Ministério da Saúde esclarece que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI) é uma das atribuições da pasta e que as eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.

É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas.

Cabe ressaltar que não haverá descontinuidade das ações. Para isso, o Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental.”

Atualizado às 10 horas: Pista liberada.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/03/indigenas-protestam-em-olivenca-contra-a-municipalizacao-da-saude.html

1 comentário

  1. O povo tupinambá luta pelo seu território tradicional demarcado

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.