Fazer o root no celular significa se tornar um administrador do sistema.
Isso significa ter acesso a partes do sistema que antes ficavam inacessíveis para um usuário comum.
Então a grande vantagem é ter o controle total do Android.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Assim, é possível fazer alterações no sistema operacional que antes eram impensáveis, como modificar o clock do processador, apagar aplicativos que antes eram fixos no sistema, como os bloatwares embutidos no sistema pela fabricante ou pela operadora.
Dá até mesmo para ganhar um pouco mais de bateria por ser possível remover processos desnecessários, alterando o desempenho de componentes.
O processo de root também abre espaço para a instalação de diferentes ROMs no celular.
Se a fabricante do seu aparelho parou de atualizar o smartphone no Android 6.0.1, a comunidade de usuários pode se juntar para fazer o trabalho que a empresa não quis fazer e adaptar a versão mais recente do Android para o seu aparelho extraoficialmente.
E os riscos?
A vantagem também pode ser uma maldição se você não souber o que está fazendo. Como o root dá controle total ao usuário, todos os arquivos importantes do sistema ficam totalmente expostos e podem até mesmo ser excluídos, o que pode causar a inutilização do aparelho. O processo de realização do root também não é imune a falhas e pode causar o “brick” do celular, transformando-o em, basicamente, um tijolo inútil.
O outro risco é uma questão de segurança. O Android limita o acesso a configurações tão fundamentais por dois motivos: risco de o usuário fazer besteiras com o superpoder e, talvez mais importante, o risco de um vírus assumir o domínio do aparelho definitivamente. Por mais que saibamos que aplicativos maliciosos existem no Android e afetam celulares mesmo que não tenham root, quando você retira as restrições é quando os vírus realmente podem causar estrago, instalando-se permanentemente em áreas antes inacessíveis que permitirão que ele fique praticamente para sempre.
Além disso, a modificação do sistema operacional é uma violação do contrato de garantia com operadoras e fabricantes. Embora isso não seja crime, a ação anulará qualquer possibilidade de reparo, a menos que ela seja desfeita.
Por fim, você não receberá mais atualizações oficiais via OTA (over-the-air), que é o download pelo Wi-Fi com instalação automática. Você precisará baixar a ROM oficial do site da sua fabricante e instalá-la manualmente no seu aparelho.
Por isso, é necessário muito cuidado e conhecimento para realizar o procedimento de root.
Como fazer root no Android?
Felizmente é simples fazer root no Android nos dias atuais, na internet não faltam programas e apps, como por exemplo, o Kingo Root uma ferramenta simples e que é grátis.
Estudante do Bacharelado em Políticas Públicas (UFSB), Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB), Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA). Jornalista-MTE, sob o número 0006311/BA
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)