Um novo concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deve ser autorizado em 2019: além de o órgão apresentar uma defasagem que já atinge 16 mil postos vagos, a análise do pedido de abertura do concurso foi retomada pelo Ministério da Economia e já apresentou os primeiros avanços, passando para a Assessoria Parlamentar do ministério, o que prova que o certame está sendo considerado pelo novo governo. A solicitação é para um edital com 7.888 vagas.
O último concurso para o órgão foi realizado em 2015 e ofertou 950 vagas.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Em reunião realizada com a presidência do INSS no final de setembro, a Fenasps (Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social) decidiu recorrer ao TCU (Tribunal de Contas da União) para tentar viabilizar o novo concurso, que, de acordo com o presidente do INSS, Edison Garcia, segue em caráter de urgência nas pautas da presidência.
Em um ofício publicado também em setembro, e em resposta às diversas cobranças vindas da Fenasps, o então Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) – que passou a integrar o Ministério da Economia – informou quais critérios estão sendo levados em conta na análise sobre a viabilidade do concurso. A publicação dá a entender que, na visão do governo, o INSS necessita mais que os demais órgãos e, portanto, deve ter seu pedido priorizado.
O que também pode estar pesando na análise do governo é o fato de o último concurso do INSS ter tido sua validade encerrada no dia 5 de agosto, deixando o órgão sem ter como suprir uma defasagem de servidores que já atinge 16 mil postos vagos. Além disso, 55% do atual quadro de pessoal, o que representa quase 20 mil profissionais, já está em condições de se aposentar.
Cargos e salários
Para ser técnico do seguro social é preciso apenas ter concluído o ensino médio. A remuneração inerente à carreira é de R$ 5.344,87. E com salário de R$ 7.954,09, o cargo de analista do seguro social requer nível superior completo em cursos que dependem das áreas de atuação envolvidas no concurso (serviço social, administração, engenharia, direito, pedagogia, psicologia, comunicação, ciências sociais, arquitetura e letras, entre outras), informou o TNH.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.