Os municípios de Ilhéus, Ubatã e Coronel João Sá perderam cerca de ¼ do seu eleitorado para as eleições deste ano. Após uma revisão no cadastro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de impedir eleitores que tiveram os títulos cancelados no estado por falta de recadastramento biométrico, os municípios tiveram queda de aproximadamente 25% do eleitorado neste ano, em relação a 2016.
Enquanto a revisão cancelou cerca de 3 mil títulos de eleitor de Ubatã e Coronel João Sá, que tem mais de 12 mil votantes cada, dados do TRE-BA estimam que quase 28 mil títulos foram cancelados em Ilhéus, 138 por falta da biometria. Comandada pelo PSD no estado, a cidade tinha cerca de 130 mil votantes antes do corte, em 2016.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
No total, a revisão da Justiça Eleitoral foi responsável pelo cancelamento de 586 mil documentos em todo o estado, número que representa 5% do total. Salvador e Feira de Santana tiveram os maiores números absolutos no corte. Enquanto a capital baiana perdeu 268 mil títulos, quase 1,4 mil por causa da biometria. Feira terá 48 mil votantes a menos no cadastro deste ano. Os números representam, em média, 15% e 12% do eleitorado das cidades, respectivamente.
*Informações do BN.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA