Parada cardiorrespiratória: primeiros socorros aumentam sobrevivência em até 50%

Você sabia que ter o mínimo de noção em primeiros socorros pode salvar a vida de uma pessoa diante de uma emergência? Isso mesmo! Segundo o coordenador-médico e clínico geral da Vitalmed, Guilherme Lazzari, a primeira assistência básica pode aumentar as chances de sobrevivência de um paciente em até 50%, principalmente em casos de parada cardiorrespiratória (PCR).

No mês em que é comemorado o Dia Mundial do Coração (29.09), o especialista explica que situações de emergência podem ocorrer de forma inesperada e, antes de tomar qualquer atitude, é preciso manter a calma e saber o que fazer para evitar o agravamento do quadro.

“O indivíduo que não responde aos estímulos, não respira ou tem uma respiração anormal, pode estar em PCR. Neste caso, a primeira recomendação é ligar para um serviço de urgência e emergência, pedir o afastamento das pessoas que estão próximas e iniciar, de imediato, as compressões no tórax”, revela Lazzari.

De acordo com o médico, a parada cardiorrespiratória consiste na interrupção repentina da circulação do sangue no organismo e, consequentemente, dos batimentos cardíacos e da respiração, ocorrendo ainda dilatação das pupilas e ausência de pulso. Esse quadro pode ser desencadeado por diversos motivos, como acidentes, afogamento, intoxicação e doenças neurológicas ou cardíacas. Pesquisas revelam que, no Brasil, as paradas cardiorrespiratórias são responsáveis por mais de 100 mil mortes súbitas.

Como agir

– Chame imediatamente o serviço médico de emergência.

– Sinalize o ambiente do acidente.

– Afaste pessoas, deixando a vítima respirar.

– Verifique o pulso da vítima.

– Inicie os procedimentos de reanimação: coloque as mãos entrelaçadas no centro do tórax e comprima-o, sem dobrar os braços, repetindo o procedimento 100 vezes por minuto até o socorro chegar. A cada 30 vezes, verifique se há pulso e continue.

– Se a reanimação não for feita imediatamente, a pessoa tem chances muito reduzidas de se salvar.

Primeiros socorros

Com 25 anos atuando no mercado de atendimento pré-hospitalar, em casos de emergências e urgências médicas, a Vitalmed opera em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Ilhéus e em São Luís do Maranhão, contando com uma ampla equipe de profissionais, tendo realizado mais de dois milhões de atendimentos ao longo dos anos. Durante a ligação de um associado, uma equipe treinada já consegue, através de algumas perguntas, identificar a ocorrência e dar as primeiras orientações médicas. Em casos de alta complexidade, uma ambulância é deslocada até o paciente.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/09/parada-cardiorrespiratoria-primeiros-socorros-aumentam-sobrevivencia-em-ate-50.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.