O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesilvado Britto, negou uma liminar da prefeitura de Itabuna, no sul, que queria o fechamento do Hospital São Lucas por alegar falta de recursos. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico da Justiça nesta sexta-feira (21). Neste ano, o hospital – que pertence à Santa Casa de Misericórdia – ficou fechado totalmente entre 31 de maio e 23 de julho. Em Itabuna, a gestão de recursos do Sistema Único da Saúde (SUS) é gerida pela prefeitura.
Na mesma unidade de saúde, o pronto-socorro não atende à população desde 9 de janeiro passado. O fato faz sobrecarregar os atendimentos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Atualmente, o Hospital São Lucas funciona apenas com internação nos 50 leitos disponíveis após um acordo feito entre a prefeitura e a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, conforme o BN.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.