O Corpo de Bombeiros da Bahia continua, neste sábado, 15, monitorando a região da Serra do Tromba, na Chapada Diamantina, depois que um incêndio devastou a mata nativa durante cinco dias. O incêndio foi controlado na quinta-feira, 13, mas os bombeiros ainda trabalham na extinção de pontos de calor, especialmente no subsolo.
O trabalho é necessário porque a região é muito rica em nascentes e tem muita matéria orgânica no subsolo, podendo ocorrer incêndio subterrâneo.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A operação é comandada pelo major BM Vianey Carapiá, subcomandante do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM), em Lençóis. Ainda não se sabe as causas desse incêndio.
Prejuízos
A Secretaria de Agricultura de Piatã, sem citar números precisos, estima que centenas de hectares foram atingidos pelas chamas.
A Serra do Tromba é onde estão as nascentes do Rio de Contas, que passa por 14 cidades da Bahia, até desaguar no mar, em Itacaré, no Sul do estado.
Ela fica dentro da Área de Relevante Interesse Estadual Nascente do Rio das Contas, uma área de preservação permanente de 4.777 hectares, entre as cidades de Piatã e Abaíra. As nascentes não foram atingidas pelas chamas, informou o Correio.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.