Bombeiros monitoram Serra do Tromba na Chapada contra novos incêndios

O Corpo de Bombeiros da Bahia continua, neste sábado, 15, monitorando a região da Serra do Tromba, na Chapada Diamantina, depois que um incêndio devastou a mata nativa durante cinco dias. O incêndio foi controlado na quinta-feira, 13, mas os bombeiros ainda trabalham na extinção de pontos de calor, especialmente no subsolo.

O trabalho é necessário porque a região é muito rica em nascentes e tem muita matéria orgânica no subsolo, podendo ocorrer incêndio subterrâneo.

A operação é comandada pelo major BM Vianey Carapiá, subcomandante do 11° Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM), em Lençóis. Ainda não se sabe as causas desse incêndio.

Prejuízos

A Secretaria de Agricultura de Piatã, sem citar números precisos, estima que centenas de hectares foram atingidos pelas chamas.

A Serra do Tromba é onde estão as nascentes do Rio de Contas, que passa por 14 cidades da Bahia, até desaguar no mar, em Itacaré, no Sul do estado.

Ela fica dentro da Área de Relevante Interesse Estadual Nascente do Rio das Contas, uma área de preservação permanente de 4.777 hectares, entre as cidades de Piatã e Abaíra. As nascentes não foram atingidas pelas chamas, informou o Correio.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/09/bombeiros-monitoram-serra-do-tromba-na-chapada-contra-novos-incendios.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.