O governador Rui Costa (PT) aparece na liderança das intenções de voto e venceria as eleições em primeiro turno, caso o pleito acontecesse nesta quarta-feira (22). É o que mostra a pesquisa feita pelo instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV Bahia, divulgada nesta manhã.
No levantamento espontâneo, quando nenhum nome de candidato é citado, Rui tem 34% dos votos. Em seguida, Zé Ronaldo (DEM) possui 10%. Já os candidatos Célia Sacramento (Rede), Marcos Mendes (PSOL), João Henrique (PRTB), João Santana (MDB) e Orlando Andrade (PCO), somados, alcançam apenas 1%. Indecisos, são 44%.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Já na pesquisa estimulada, quando os candidatos são mencionados, o atual governador baiano apresenta larga vantagem em relação a Zé Ronaldo, o segundo colocado. Rui tem 51%, enquanto Ronaldo registra 18%. João Henrique (PRTB), em terceiro, apresenta 1%. Brancos e nulos somam 10%, e indecisos, 18%. Outros candidatos não chegaram a pontuar.
No caso de Zé Ronaldo, é a primeira vez que ele aparece com dois dígitos em um levantamento sobre intenções de voto, tanto na espontânea quanto na estimulada.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre 16 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05201/2018, informações do BN.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.