Projeto da Ferrovia Oeste-Leste vai ignorar quase 1.000 km, e priorizar o trecho de Ilhéus-Caetité

Proposta para cruzar toda a Bahia, saindo de Ilhéus até chegar a Figueirópolis, em Tocantins, o projeto da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) vai ignorar nada menos do que 65% dos 1.527 quilômetros (km) que compõem o traçado total do estado. Nos próximos dias, a gestão de Rui Costa e o governo federal colocará em fase de audiência pública a proposta de concessão da obra, até agora executado pela estatal Valec. 

A “integração” do empreendimento, porém, ficará restrita ao nome O plano de concessão que será debatido se restringe aos 537 km que ligam Ilhéus a Caetité, a parte mais avançada do projeto. De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, a parte central da Fiol, um traçado de 485 km entre Caetité e Barreiras, está com pelo menos 21% de suas obras executadas. Apenas o último trecho de 505 km, de Barreiras a Figueirópolis, não recebeu obras e segue em fase de estudos, mesmo após oito anos do início das obras da Fiol.

A ferrovia baiana tinha previsão de entrega em junho de 2013. Foram orçados, inicialmente, R$ 4,2 bilhões para o serviço. Sem perspectiva de conclusão a Fiol já consumiu R$ 6,1 bilhões até agora.

“Então, eu espero que haja [interesse] por parte do governo atual, inclusive, que ele execute os compromissos assumidos para a sociedade, de fazer audiência pública em agosto e fazer a licitação até dezembro”, comentou o governador Rui Costa, durante discurso para empresários na última terça-feira (7), informou o BN.

Franklin Deluzio
Follow me

Franklin Deluzio

Autor em ilheus.net
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia, graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especializando em Gestão Pública Municipal (UESC), Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior e Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Franklin Deluzio
Follow me

Atenção! Os comentários do blog são via Facebook ou Google Plus, se quiser comentar, esteja logado! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor do mesmo.

Loading Facebook Comments ...
Técnico em informática em Ilhéus
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus

Ultra Li

ADMINISTRAÇÃO DE SITES, BLOG E HOSPEDAGEM WEB
Administração técnica do seu site e blog, mantendo o funcionamento otimizado.

Solicite seu orçamento Aqui