Dezessete tartarugas marinhas foram achadas mortas em uma semana em praias do sul baiano.
Do total, 12 foram achadas na praia de Uruçuca. O restante foi encontrado em localidades de Ilhéus e Itacaré. Conforme o projeto A-mar, ONG que atua na preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, as mortes podem ter sido provocadas por redes de pesca.
Segundo o A-mar, via TV Santa Cruz, as tartarugas não são alvo dos pescadores, mas acabam capturadas por redes de pesca de arrasto ou redes que são deixadas por horas em um mesmo local.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Outro fator que influencia o problema é que nesta época do ano, tartarugas marinhas de diferentes espécies se aproximam da costa no litoral sul da Bahia.
Por conta disso, a pesca também não pode ser realizada perto da costa. Em nota, o Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente] declarou que não foi observado o uso de equipamentos proibidos na pesca, capazes de causar a morte dessas tartarugas.
Já a Marinha informou que não fiscaliza a pesca e sim a segurança do trânsito marítimo, informou o BN.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA