Os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) escolheram uma comissão para elaborar o seu regimento interno, que discutiu o processo de análise para a elaboração das normas, na última sexta-feira, 24. O regimento reajustado com os destaques feitos pelos membros será apresentado na assembleia extraordinária desta quarta-feira (29), às 15 horas, no salão de reuniões do Palácio Paranaguá.
O Comtur é formado por representantes do Poder Público, iniciativa privada e terceiro setor, nomeados pelo prefeito Mário Alexandre por meio do Decreto 036/2018. A diretoria Tripartite do Comtur eleita para o biênio 2018-2020, é composta por presidente, Jacks Rodrigues, servidor vinculado à Secretaria de Turismo e Esportes (Setur); vice-presidente, empresário Rafael Espírito Santo, atual presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e Marcos Antonio Lessa, representante do terceiro setor, pela Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O colegiado tem como objetivo principal formular e executar a política municipal de turismo, visando criar condições para o aperfeiçoamento e desenvolvimento, em bases sustentáveis, da atividade turística no município, de forma a garantir o bem estar de seus habitantes e turistas e o resguardo do patrimônio natural e cultural da região.
Também compete ao conselho, acompanhar a elaboração e aprovar o inventário da oferta turística, elaborar propostas de valorização da cultura e dos costumes da população local e do patrimônio artístico, arquitetônico, histórico e turístico, indicar ações para atendimento com recursos do Fundo Municipal de Turismo, apoiar o desenvolvimento do produto turístico, por meio da mobilização e sensibilização da comunidade, fomentar a certificação de atividades e empreendimentos turísticos no município, entre outras atribuições.
Segundo Maria do Socorro Mendonça, presidente do Instituto Nossa Ilhéus e conselheira, após aprovação do regimento interno, as câmaras técnicas serão formadas e a partir daí serão iniciados os trabalhos.
“A participação da sociedade civil no governo se dá através dos conselhos de politica pública. Devemos ter como referencia, por exemplo, o conselho municipal de cultura que já tem o seu sistema implementado no município. Iremos desenvolver um plano de turismo e executar as ações que forem elencadas por essa governança tanto neste governo, quanto nos que virão.” ressalta.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA