Desde 2004, quando eu era ainda “criança” na política, que ouvia a assertiva: Em Ilhéus, o eleitorado em sua maioria só vota se for no dinheiro.
O cenário na época era totalmente diferente do atual, na qual a maioria das pessoas não querem ir votar, ou pretendem anular os votos.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Infelizmente, os grandes deputados na política baiana, já estão com os malotes preparados para derramar dinheiro em dias próximos da eleição.
E nesse cenário, só há as seguintes opções, votar nas mesmas desgraças, votar no novo ou anular-branco-ou nem ir lá.
Anular ou votar em branco não resolve, você deixa a responsabilidade para os outros resolverem os “problemas” do país/estado/cidade.
Vale lembrar que não existe essa “historiazinha” criada por marqueteiros de grandes políticos que estão no poder, que voto nulo anula eleição, voto nulo atrapalha a eleição, pois se você anula, os cabos eleitorais dos poderosos vão lá votar, e o que vale no Brasil são os votos válidos. Se você anula, você diminui o coeficiente eleitoral, e sabe o que acontece, os que estão no poder precisarão de menos votos para se reeleger. A mesma situação é nem ir lá, todavia temos uma saída, votar no novo.
Eles chamam Ilhéus do pior local para pedir votos.
Sempre cometi erros terríveis ao tentar antecipar acontecimentos futuros – deixo isso para os especialistas e adivinhos -, mas é possível fazer um breve exercício sobre o conteúdo das campanhas vindouras, com base no passado recente.
“Bandidos” já procuram os “carniceiros” de Ilhéus para a campanha para Estadual e Federal, os carniceiros só vão no “jabá”.
Agora você entende porque Ilhéus está neste marasmo? Pense, isso basta para mudar o cenário!
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.