O Brasil confirmou, até o dia 28 de agosto, 1.553 casos de sarampo. De acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (29), o Amazonas já soma 1.211 casos e outros 6.905 em investigação. Já o estado de Roraima tem 300 casos confirmados da doença – dos quais nove residem na Venezuela – e 70 em investigação. Há ainda casos isolados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (2), Pernambuco (2) e Pará (2).
O Ministério da Saúde ressalta que os surtos nos dois estados da região Norte estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. A pasta acrescentou que, até o momento, foram confirmadas sete mortes por sarampo no Brasil, sendo quatro no estado de Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e três no estado do Amazonas (todos brasileiros).
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.