Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite em 63 municípios da Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) inicia, nesta sexta-feira, 20, uma campanha de vacinação para o público-alvo: crianças de 1 a menores de 5 anos. De acordo com o órgão, a estratégia foi direcionada para as cidades que tiveram menos de 50% da cobertura.
Segundo o coordenador de imunização da Sesab, Ramon Saavedra, o plano de ação visa antecipar os municípios para campanha nacional. Ele ainda informou que as cidades envolvidas estão preparadas para receber o público faltoso, tendo em vista que os postos já trabalham com as vacinas de sarampo e poliomielite na rotina. “A orientação é abordar os municípios que iniciam, nesta sexta, a campanha. Avaliamos que não haveria necessidade de aguardar para intensificar”, disse.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Após reunião entre os dirigentes de cada cidade, a Sesab estabeleceu outras estratégias. Além da vacinação nos postos de saúde, a ação tem proposta de levar a imunização para pontos das zonas urbanas e rurais. “Vamos ultrapassar os limites das unidades de saúde e buscar o público”, afirma Ramon.
Uma das estratégias está a articulação com escolas e creches para realizar a vacinação programada. Além disso, está previsto o funcionamento unidades de saúde em horários alternativos e busca pelos faltosos nos pontos de imunização. Uma outra ação que deve intensificar a cobertura é a realização da vacinação casa a casa, em feiras, shoppings, praças e em locais de grande circulação.
Saavedra ressaltou que os municípios podem avaliar e desenvolver outras formas de estratégia, dependendo da especificidade. Um exemplo disso é a implementação do Dia D em cada município. Apesar de iniciar nesta sexta, o plano de ação da Sesab seguirá a Campanha Nacional de Vacinação, que deve acontecer de 6 a 31 de agosto, tendo 18 de agosto como o Dia D.
A Sesab pretende elevar a cobertura na população menor de 5 anos a níveis desejados (maior ou igual a 95%), fortalecer os serviços de imunização nos 417 municípios baianos, melhorar os indicadores de qualidade da vigilância epidemiológica em casos suspeitos de poliomielite, sarampo, rubéola e síndrome da rubéola congênita (SRC), manter o status do Brasil e América Latina como livre de pólio e conservar a Bahia livre do vírus do sarampo e da rubéola.
Interior
Em Ilhéus, município que de acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) atingiu 29,69% das crianças no ano passado, todos os postos estão abastecidos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, que vai deflagrar o reforço a partir deste sábado, 21.
O município vai disponibilizar mais três salas de vacinação na zona urbana, totalizando 13 salas, segundo a secretária municipal de Saúde, Elizângela Oliveira.
Ela atribui o baixo índice do município na lista do PNI, à resistência dos pais para vacinar os filhos, a demora pontual na reposição de vacinas e um problema de transferência dos dados para o sistema.
Com campanha de reforço prevista para iniciar dia 23 de julho, em Vitória da Conquista, o índice de cobertura vacinal do PNI está em 49,64%. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou, em nota, que o índice é de 74,25%. A diferença estaria no fato do primeiro dado não contar com a zona rural, informou o Jornal A Tarde.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.