Diminuir a mortalidade por afogamento e conscientizar surfistas e salva-vidas, através de técnicas de busca e salvamento, foram os objetivos da segunda edição do curso “Surf-Salva”, realizada, no domingo, 21 de julho, na Praia do Sul próximo ao Condomínio Paraíso Tropical. O evento é resultado de parceria do Corpo de Salva-vidas da Prefeitura de Ilhéus com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), que tem contado com grande adesão do público alvo. Somente este ano, mais de 80 frequentadores das praias já participaram do treinamento.
O idealizador e coordenador do curso, Domingos Madureira, diz que o mesmo possui conteúdo teórico e prático, ministrado em linguagem simples e fácil de ser transmitido.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Todos os dia, boa parte dos surfistas de Ilhéus está nas praias, junto com os salva-vidas e, por isso, a praia é o espaço ideal para este treinamento. Embora a iniciativa leva o nome Surf-Salva, ela desenvolve o papel de treinar os demais praticantes de outros esportes aquáticos”, explica Madureira, que também coordena o “Projeto Informar para não Afogar”.
Ele acrescenta que o curso Surf-Salva tem como proposta oportunizar aos surfistas um treinamento técnico em emergências aquáticas e criar uma cultura de prevenção no surf. “Assim, formaremos multiplicadores de conhecimento e através disso, salvar milhares de vidas em todo o país”. Durante o curso são ensinadas técnicas de ressuscitação dentro d’água, introdução ao salvamento aquático, equipe salva-vidas e surfista, noções de oceanografia, socorro com prancha de surf, suporte básico de vida, prática em manequins e medidas de prevenção.
Pesquisas – As pesquisas mostram que 51% dos surfistas já presenciaram alguém morrendo na praia e 74% já participaram de algum salvamento. O levantamento aponta que 32% desses surfistas dizem ter medo por não conhecerem sobre primeiros socorros. No entanto, 84% gostariam de participar de algum curso sobre o tema e 46% já tiveram a oportunidade de ajudar algum salva-vidas. A pesquisa ouviu também os salva-vidas e registrou que 41% deles já foram auxiliados por algum surfista e 84% acreditam que estes surfistas conseguem realizar um salvamento.
Alerta – Dados da Sobrasa indicam que o afogamento é a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos – atrás somente de acidentes de trânsito. O número redobra a pressão por regras mais rígidas sobre segurança nesses espaços.
“O afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção e esta é a melhor forma de tratamento”, explica David Szpilman, diretor médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
*Informações da Secom Municipal.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA