O projeto de requalificação da Vila Gastronômica do Banco da Vitória, será licitado ainda neste semestre pelo governo baiano. Para tal, falta ainda a aprovação da CEF (Caixa Econômica Federal) ao negócio. A informação é do subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, que já comunicou o prefeito Marão.
O projeto, que prevê urbanização, pavimentação e construção de estacionamentos no local, demanda investimentos de R$ 850 mil. O financiamento é feito com recursos de emendas parlamentares da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), já liberado pelo MTur (Ministério do Turismo) e CEF. Trata-se de mais um esforço da pasta baiana para fortalecer o chamado turismo do chocolate na região.
A licitação e fiscalização dos serviços serão de responsabilidade da SIT (Superintendência de Infraestrutura e Transportes da Bahia), vinculada à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação).
Impacto turístico em Ilhéus
Braga acredita que a obra valorizará a região que liga Ilhéus à Itabuna, rota muito utilizada pelos turistas que viajam pela Costa do Cacau. “Estamos empenhados para o início das obras o quanto antes. As melhorias também devem incentivar empresários a modernizarem seus estabelecimentos no complexo gastronômico”, avalia o subsecretário.
Já o prefeito de Ilhéus ressalta que a obra é de grande importância para o turismo local. “Vão modernizar a infraestrutura de acesso ao equipamento, significativo para a economia. Haverá melhora na acessibilidade e segurança para moradores e visitantes que gostam de aproveitar as praias e os atrativos da região”, acredita Marão em entrevista ao HotelierNews.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.