Abandonada durante 26 anos, a Escola de Piaçaveira, na localidade rural do Japu, em Ilhéus, foi considerada símbolo do desrespeito com a Educação no município. A escola ganhou repercussão nacional em matéria exibida pelo Fantástico, da Rede Globo, no início de 2017. Finalmente, a velha estrutura de madeira, desgastada pelo tempo, insalubre e cheia de infiltrações, ganha um projeto moderno, com características de uma escola de verdade. As obras seguem em ritmo acelerado e a estrutura da laje e reboco das paredes concluídos. De acordo com secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), a previsão de entrega é ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo o secretário de Infraestrutura de Ilhéus, engenheiro Hermano Fahning, o projeto arquitetônico compreende a construção de sala, cozinha americana e banheiros. Ele explica que “apesar de ser uma obra relativamente pequena, há uma grande dificuldade na logística. A localidade fica a mais de 40 quilômetros afastados da sede e 80 por cento do seu trajeto é em estrada vicinal, sem pavimentação”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Para transportar material, acrescenta Hermano, “o caminhão tem que atravessar o rio Japu, um obstáculo a mais na operação. Devido ao fluxo de chuvas que caem na região, esta operação é dificultada, especialmente em regiões que necessitam da presença de máquinas pesadas e, para poder atender a demanda, a superintendência de Ações Regionais elaborou um calendário para este período considerando o grau de prioridades e as condições do tempo”.
Expectativa – Como passar dos dias, a expectativa toma conta dos estudantes que, por enquanto, aprendem a ler e escrever em um salão improvisado em um templo evangélico. Enquanto ocorre as obras de construção da Escola Nucleada do Japu, a unidade funciona em dois turnos. Pela manhã, atende a 12 alunos das 3ª, 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental. À tarde, 15 alunos da educação infantil e das 1ª e 2ª séries.
“Esperamos muitos anos por esta escola. Antes, as condições eram precárias, sem condições nenhuma de funcionamento e por não ter outro lugar, a gente deixava nossos filhos naquela situação”. Era o que se comentava entre os integrantes da comunidade ao assistirem de perto a construção de um sonho. Outros diziam, “Agora nossos filhos terão uma sala de aula maior, equipada com cozinha e banheiros”.
Simbolismo – A secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira disse que a escola em Piaçaveira é um marco simbólico não apenas para o governo, mas também para toda a sociedade ilheense. Ela lembra que a unidade foi esquecida por décadas, mas que graças as ações da atual gestão, essa realidade vai mudar. “Lembro que quando chegamos à localidade, nem banheiro havia. Agora, já se vê a construção de uma nova escola que vai abrigar os 23 alunos matriculados. Os moradores solicitaram que a escola funcionasse à noite, com a Educação de Jovens e Adultos. Já estamos avaliando”, argumentou Eliane.
Em dezembro último, a atual gestão anunciou um investimento de 3,2 milhões de reais para a reforma de 10 escolas no município, com recursos próprios, além de assegurar uma série de obras à comunidade escolar e a promoção de melhorias nas escolas. Equipes da secretaria municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra) estão realizando as melhorias nas instituições.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.