As televisões estão cada vez mais dotadas de tecnologia. A medida que o tamanho tem ficado cada vez maior, as tv’s estão cada vez mais finas e sensíveis. Mas, na contramão de toda essa modernização, o som pode não acompanhar este avanço.

Ao buscar apartamentos à venda e começar os planejamentos para o design dos ambientes, um dos pontos que deve ser levado em consideração na sala de estar é a qualidade do som e imagem da televisão.

A palavra de ordem ao planejar este ambiente é a imersão e relaxamento. Não basta somente um sofá aconchegante e uma iluminação baixa, propícia para melhorar a qualidade da imagem, é necessário um bom ambiente sonoro para completar a experiência.
Mas afinal como criar uma atmosfera agradável na sua sala de estar? Vamos te mostrar algumas dicas de como montar este ambiente e como preparar seu hometheater para criar este ambiente imersivo.

Como escolher seu hometheater

Com tanta tecnologia envolvida nos novos televisores com relação a tela e a imagem, o som tem ficado um pouco de lado. Por isso, os conjuntos de reprodução de áudio que se assemelham com as salas de cinema são os mais recomendados.
Alguns quesitos devem ser levados em consideração na hora de escolher o melhor sistema de som da sua sala de estar.

Potência

Ao escolher um bom hometheater é preciso decidir o que você espera ao assistir seus filmes ou canal de televisão preferido. A potência do som varia de 2.1 até 9.1, que se refere ao número de caixas acústicas.
O hometheater mais utilizado hoje em dia é 5.1, isto significa que o sistema é composto por 5 caixa de som acústicas e um subwoofer, que é uma caixa de som grave, que da ao ambiente aquela sensação de vibração.
Para planejar o design da sala de estar é importante decidir anteriormente qual o hometheater que irá usar, uma vez que cada modelo necessita de uma disposição diferenciada para funcionar perfeitamente.
No caso do 5.1, que dá ao espectador uma sensação de imersão e profundidade do som, três caixas são posicionadas embaixo da televisão a frente do espectador, outra duas precisam ficar fixas na parte de trás.
A dica importante é levar em consideração o tamanho do ambiente, já que a potência pode também prejudicar, se o local não for tão grande, mais irá criar problemas do que ser imersivo.

Criando um cinema em casa

Quando a sala de estar é pequena os hometheaters não precisam de tanta potência e trarão um resultado tão eficaz quanto os mais potentes. Os equipamentos de 100W até 350W, no sistema minicinema, são tão eficientes em ambientes menores que os mais potentes. Em espaços maiores, os hometheaters de 1000W, são os mais eficientes, por exemplo para os salões de festa de casas em condomínio fechado.

Montando o ambiente

Para iniciar o processo de montagem de uma sala de estar é importante avaliar o tamanho do local e todas as barreiras para a montagem, por exemplo, tomadas, janelas, locais onde posicionar os móveis, entre outros detalhes.

Se o local for pequeno, o número de caixas acústicas a serem posicionadas deve ser menor. É preciso levar em consideração que o som precisa preencher a atmosfera do ambiente que está sendo projetado. Outro fator importante é fazer o hometheater complementar o ambiente, fazer parte da decoração do local.

Todo planejamento na fase inicial da construção do imóvel ou se for uma das casas à venda é necessário, senão os fios vão ficar passando pelo chão da sala e podem chamar muita atenção. É importante buscar um profissional especializado para fazer os ajustes do cômodo antes de finalizar a obra.

Opções de hometheater

São vários os tipos de aparelhos disponíveis no mercado, para diferentes gostos e bolsos. Alguns dispositivos são dotados de DVD player e/ou Blu-ray, este com som e imagens reproduzidos em alta definição.
• soundBar: este dispositivo é colocado debaixo da televisão, em formato de barras. Este é o equipamento mais indicado para ambientes pequenos e simula o som das caixas acústicas e subwoofer. Este dispositivo de reprodução de áudio e vídeo em alta resolução é um dos mais acessíveis no mercado.
• sistema 5.1: são cinco caixas acústicas e um subwoofer. Duas caixas reproduzem os sons vocais, outra caixa é utilizada para reproduzir a trilha sonora e duas mais são utilizadas para dar movimento no som. Este equipamento fica posicionado em partes do ambiente.
• sistema 7.1: este sistema é utilizado em espaços maiores já que possui as mesmas características do 5.1, mas são somadas ao ambiente mais duas caixas traseiras, que ficam posicionadas atrás dos espectadores para mostrar ainda mais o áudio movimento.

Cuidados na instalação

Tudo pronto e decido para montar a sala de estar, então é hora de fazer a instalação do hometheater. É importante levar em consideração o posicionamento correto das caixas para usufruir da melhor experiência promovida pelo equipamento.
A simetria entre os pares de caixas e o televisor deve ser respeitada. As caixas acústicas devem estar na altura dos ouvidos dos espectadores, quando eles estiverem sentados, mas elas não podem ser colocadas no chão, pois toda experiência de imersão é ofuscada.
Lembre-se que as caixas posicionadas atrás do espectador devem ser formadas em formato de semicírculo, isto propicia a sensação de movimento no som. Esteticamente as caixas sempre aparecem, mas se forem posicionadas corretamente e sem os fios aparecerem, ela se torna parte do ambiente.

Com o avanço tecnológico dos televisores que tem as telas mais sensíveis e com maior resolução, o som pode ser configurado diretamente no hometheater para também ter a melhor experiência e ficar totalmente imerso.

Gostou deste artigo sobre como aprimorar a qualidade da sua sala de estar? Então que tal compartilhar com os seus amigos através das suas redes sociais? Afinal, quem é que não quer ter a sala de estar dos sonhos, onde você poderá assistir os seus filmes e séries prediletos, com a sensação de estar sentado numa sala de cinema. Parceria Chaves na mão

 

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *